Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Metrô

Metrô

Publicada em : 22/05/2017

Governador Geraldo Alckmin faz primeira viagem de teste em novo trecho da Linha 5-Lilás

Divulgação
O governador Geraldo Alckmin realizou neste sábado (20/05) a primeira viagem teste do novo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô, entre Adolfo Pinheiro e Brooklin. Esta é mais uma importante etapa para continuidade e conclusão das obras de ampliação deste ramal até a Chácara Klabin. Na ocasião, ele anunciou também a entrada em operação integral de oito novas composições e o funcionamento definitivo do novo sistema de controle automático de trens (CBTC).
Para chegar à estação Brooklin, os novos trens da Frota P, adquiridos para a expansão, percorreram um trecho de três quilômetros no teste, passando pelas futuras estações Alto da Boa Vista e Borba Gato. A viagem já foi possível porque os túneis estão totalmente construídos, com os trilhos e sistema elétrico implantados. O Metrô agora trabalha na finalização dessas três estações para abertura ao público em julho deste ano.

"São três boas notícias hoje: entregamos oito novos trens modernos, com seis carros e capacidade para 1600 passageiros cada um. Eles já entram em funcionamento com CBTC implantado de Capão Redondo a Aldolfo Pinheiro, o que reduz o intervalo entre as composições, com menos gasto de energia elétrica. E fizemos hoje o primeiro teste na via permanente pronta. Há três estações em acabamento, para inaugurar nos próximos meses, e outras seis finalizando até o fim do ano", informou o governador  Geraldo Alckmin, ressaltando que a Linha 5-Lilás terá papel estruturante na cidade.
Os oito novos trens contam com os mais modernos equipamentos que garantem ainda mais conforto aos passageiros, como sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes (ABS), além de nova iluminação. Eles já estavam em operação aos fins de semana e agora passam a servir os usuários todos os dias da semana.
Já o novo sistema de controle automático de trens (CBTC) passa a funcionar integralmente a partir da segunda-feira, a partir das 4h40, entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, além do uso dos novos trens, que permitirá a circulação das composições sem restrição de velocidade em dias de chuva.

O CBTC é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, que possibilita a diminuição dos intervalos com maior velocidade operacional e menor consumo de energia. É o mesmo sistema utilizado nas Linhas 2-Verde, 15-Prata e 4-Amarela.

Expansão Linha-5 – Quando completa, de Capão Redondo a Chácara Klabin, a Linha 5-Lilás transportará mais de 800 mil pessoas por dia e será uma das principais ligações aos bairros de Santo Amaro, Brooklin, Campo Belo, Moema e Vila Clementino. A expansão da Linha 5-Lilás acrescentará mais 10 km e 10 estações à linha.

Fonte:Metro sp