Escolas estaduais de SP
Publicada em : 21/06/2016
Cardápio da merenda em parceria com chef
Nos próximos meses, alunos de São Paulo vão ganhar mais opções na merenda servida diariamente nas escolas da rede estadual. A convite da Secretaria da Educação, a chef Janaína Rueda criou 20 novos pratos. As receitas escolhidas para o cardápio priorizam alimentos frescos e nutritivos já distribuídos nas unidades. Além disso, todos podem ser feitos nas dependências das escolas.
Conhecida por adotar um estilo ‘confort food’ – caseiro e cheio de sabor - Janaína comanda dois restaurantes na região central de São Paulo. Também foi eleita uma das 10 mulheres referência da cozinha brasileira pela revista Exame. Outra razão para garantir a parceria: a chef é ex-aluna da rede.
O piloto será realizado até agosto. O local escolhido foi a E.E. Maria José, a mesma onde Janaina cursou o Ensino Médio. Durante os intervalos das aulas serão testados os pratos. A principal preocupação é agradar o paladar dos estudantes, sem esquecer das taxas nutricionais previstas na alimentação escolar diária. A novidade chega às escolas já no segundo semestre.
Outro foco do projeto será também a formação de quem faz a comida na rede. Para isso, serão oferecidos cursos às merendeiras e empresas terceirizadas na EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores) ministrados pela própria Janaina. A ideia é dar dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos. De agosto até novembro serão capacitados mais de 2 mil profissionais da capital. Os demais passarão por cursos no primeiro e segundo semestre de 2017.
Livro de receitas
A parceria vai além da prática. Os hábitos saudáveis e as novas receitas introduzidas na merenda escolar serão reunidas em um livro. Há alguns anos, a Secretaria já adota um cardápio rico em vitaminas. Peixe, suco de uva integral, leite em pó instantâneo e integral, feijão in natura, farinha de mandioca, flocos de milho sem açúcar e bebida achocolatada estão no pacote. Para garantir a qualidade dos grãos e ingredientes, boa parte dos alimentos são livres de processos químicos.
Fonte:Secretaria da Educação do Estado de São Paulo