Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Secretaria indica os \'mandame...

Secretaria indica os 'mandamentos' para um ano novo nota 10 na Educação

Publicada em : 09/01/2015

Dez ações simples podem aprimorar o processo de ensino e ainda fortalecer a parceria entre as escolas e a comunidade em 2015


No último dia de 2014, a Secretaria da Educação do Estado consultou os educadores da rede e reuniu as principais dicas para um ano novo com realizações no processo de ensino. A lista dos "10 mandamentos" inclui ações simples mas que são decisivas para aprimorar o aprendizado, fortalecer o vínculo entre escola e comunidade e ajudar a trilhar um caminho de realizações em 2015. Confira abaixo:

1. Os pais podem participar da vida escolar dos seus filhos, frequentando as reuniões bimestrais e conferindo os boletins online, e a comunidade também pode participar das atividades gratuitas realizadas rotineiramente pelas escolas, como feira de ciências, mobilizações e gincanas

2. Os estudantes, de qualquer série, podem fazer um plano de estudo e um projeto de vida no início do ano. Esta atividade, já desenvolvida pelas escolas estaduais, auxilia as crianças e os jovens a traçarem metas e não perderem os sonhos de vista, além de fortalecer o comprometimento com os estudos.

3. Pode ser o ano para aprender um novo idioma e ampliar a bagagem cultural e de formação para o mercado de trabalho. A Secretaria oferece 223 Centros de Estudos de Línguas (CELs) que contam com aulas gratuitas de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim. Veja qual é o centro mais próximo da sua residência (informações no www.educacao.sp.gov.br).

4. Faça das instituições culturais aliadas dos estudos. Os museus, teatros, bienais e saraus são fundamentais para o aprendizado e importantes para todas as áreas do conhecimento. Por isso, não perca as programações do Cultura é Currículo, projeto da Secretaria que leva estudantes a visitas gratuitas em diversos estabelecimentos culturais.

5. Use a internet para aprender mais. A Secretaria da Educação oferece vários cursos por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp) como o curso de inglês, espanhol, cursinho pré-vestibular, aulas de programação entre outros. Todos estão com matrículas abertas e são disponíveis 24horas por dia.

6. Se você não concluiu os estudos na idade escolar, aproveite o início do ano para voltar à sala de aula. A Secretaria oferece formação no Ensino Fundamental e Médio para jovens e adultos, nas modalidades presencial e flexível. Procure qualquer uma das 5 mil escolas do Estado e faça a matrícula

7. Seja protagonista da sua escola. Caso a unidade de ensino já tenha um grêmio estudantil, não deixe de participar. Se a escola ainda não conta com a agremiação, saiba como fundar o grupo (http://www.educacao.sp.gov.br/gremio-estudantil).

8. Fique em dia com a leitura. Todas as escolas estaduais contam com acervos e programas de empréstimos gratuitos. Além disso, por meio do Programa Apoio ao Saber, todos os anos os alunos recebem três livros para montarem suas próprias bibliotecas e expandirem o hábito da leitura para os familiares.

9. Não deixe de participar do Saresp, prova anual realizada pela Secretaria que ajuda a traçar novas políticas de ensino para a rede paulista.

10. Seja um voluntário da educação. As escolas da rede, em especial as 2,3 mil do projeto Escola da Família, incentivam o trabalho voluntário, com a realização de oficinas abertas à comunidade. A ação fortalece o vínculo com a escola, incentiva o espírito solidário e ainda desperta novos talentos.

Fonte:Secretaria da Educação do Estado de São Paulo