Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Viagem fotográfica em Londres ...

Viagem fotográfica em Londres e Paris

Publicada em : 16/10/2014

Os interessados mergulharão no universo artístico e cultural das duas maiores cidades da Europa, com visitas a exposições e galerias


Paris e Londres, cidades do velho continente que concentram as principais riquezas artísticas e culturais do mundo, serão o destino da 3ª Viagem Fotográfica, que terá como professor acompanhante o fotógrafo Daniel Salum, da Panamericana Escola de Arte e Design. Durante o intercâmbio acadêmico, que acontecerá de 07 a 17 de janeiro de 2015, os interessados irão imergir nas duas das principais metrópoles da Europa, tão ecléticas e plurais, exercitando o olhar crítico, a observação e a prática da fotografia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.bit.ly/parislondres2015. 

O enfoque dos passeios escolhidos será sempre a fotografia e suas linguagens derivadas. Com um olhar crítico frente aos trabalhos vistos, serão realizados exercícios de compreensão curatorial, linguagem e contextualização histórica, para que o participante tenha uma visão mais ampla e elaborada das mostras e exposições visitadas, enriquecendo assim seu repertório e horizontes fotográficos.

Em Londres, por exemplo, os viajantes e fotógrafos irão à exposição “Constructing Worlds: Photography and Architecture in the Modern Age”, no Barbican Art Gallery. Eles também visitarão a National Portrait Gallery e o museu de arte moderna Tate Modern. Já em Paris, os participantes terão como destino a livraria La Chambre Claire, a Maison Européenne de la Photographie, a Galeria Camera Obscura e a Fundação Henri Cartier Bresson, entre outros. 

As duas primeiras edições da “Viagem Fotográfica” tiveram como destino a cidade de New York. A experiência vivida durante esses dias de imersão total à arte reflete na formação dos participantes. É o caso da Monica Cavalcante, aluna da Panamericana. Ela explica que as visitas aos museus e galerias foram essenciais para o desenvolvimento de projetos autorias, já que os diversos trabalhos e as diferentes técnicas a ajudaram a pensar a fotografia não de forma óbvia, e sim fora do convencional. “O conhecimento que o Daniel Salum dividiu conosco e a vivência que tivemos na viagem foram muito além do que eu esperava. Meus próximos planos são trabalhar com fotografia, me aprimorar cada vez mais e, se tudo der certo, estar na próxima viagem”, afirma.

Andrea Goldschmidt, também aluna da Panamericana, também aproveitou o roteiro cultural em New York para conhecer novas tendências. “Visitamos exposições muito diferentes, com artistas que usam linguagens e abordagens bastante próprias. Isso foi muito interessante, no sentido de abrir os horizontes e começar a pensar nas diversas possibilidades de se fotografar. Foi uma experiência enriquecedora”, diz.

SERVIÇO: 3ª Viagem Fotográfica, edição Paris & Londres

Período: 07 a 17 de agosto de 2015

Inscrições e mais informações: www.bit.ly/parislondres2015

Informações sobre a Panamericana: Tel. (11) 3887.4200 – http://www.escola-panamericana.com.br – www.facebook.com.br/panamericanaescoladeartedesign

Fonte:D2 Comunicação