Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ British Council recruta educad...

British Council recruta educadores voluntários para atuar em escolas públicas que participam do projeto Inglês da família

Publicada em : 06/06/2014

As aulas ocorrem aos finais de semana com a duração de 90 minutos


O British Council e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) recrutam educadores voluntários para atuar em escolas públicas que participam do Programa Escola da Família, na capital paulista. O projeto Inglês da Família visa proporcionar aulas de língua inglesa para crianças, jovens e adultos. As aulas ocorrem aos finais de semana com a duração de 90 minutos e os educadores voluntários participarão de treinamentos em metodologia de ensino da língua, oferecidos pelo British Council.

Os voluntários deverão possuir nível de inglês avançado ou fluente, ter disponibilidade para lecionar 1 hora e meia por final de semana entre agosto e dezembro de 2014, disponibilidade para participar de treinamentos oferecidos pelo British Council e demonstrar comprometimento com o projeto e disposição para atuar nas escolas.

Os educadores receberão treinamento, material didático e suporte pedagógico para as aulas. Os cursos preparatórios acontecerão em dois finais de semana em julho e um final de semana em setembro, totalizando 6 dias de treinamento. Certificados serão emitidos para os participantes.

“Esta é uma oportunidade para aprimorar o nível de inglês de educadores e aperfeiçoar a metodologia de ensino”, diz Nina Coutinho, Diretora de Inglês do British Council no Brasil. “Os participantes ganharão experiência em sala de aula, um certificado de formação em metodologia de ensino da língua do British Council e um certificado de horas de trabalho voluntário do British Council e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/ FDE.”

Em pesquisa realizada pelo British Council, 96% dos voluntários que já participaram do projeto relataram uma experiência de satisfação profissional em virtude do trabalho nas escolas e 100% indicou satisfação com relação à oportunidade de desenvolvimento profissional que tiveram através do projeto. Entre os alunos adultos, 70% não haviam tido acesso a um curso de inglês e 90% dos alunos da educação infantil obtiveram acesso ao aprendizado de língua inglesa através da escola. 100% dos alunos aprovaram o curso e o conteúdo.

Sobre o projeto Inglês da Família

O Inglês da Família é uma parceria entre o British Council, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Sport Club Corinthians Paulista. O projeto tem como objetivo oferecer cursos de inglês de alta qualidade para comunidades de baixa renda. O projeto também beneficia professores de inglês atuantes e futuros, que se candidatam para atuar no projeto como educadores voluntários e participam de treinamentos em metodologia de ensino da língua inglesa ministrados pelo British Council.

A Secretaria de Educação, através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), é responsável pela implantação do projeto em escolas da rede estadual dentro do programa Escola da Família. As aulas acontecem aos finais de semana, quando escolas são abertas para o público e oferecem diversas atividades lúdicas e esportivas. As aulas de inglês complementam esta oferta de atividades. Durante sua fase piloto, entre março de 2013 e março de 2014, o projeto beneficiou um público de aproximadamente 1000 alunos entre crianças jovens e adultos, em 20 escolas da periferia da cidade de São Paulo. O Sport Club Corinthians Paulista ofereceu um pacote de incentivos para a participação nas aulas. Alunos que participaram de 70% ou mais das aulas ministradas foram contemplados com ingressos para jogos e teatro, visitas ao Parque São Jorge. Além disso, ao final da fase piloto do projeto o clube ofereceu vagas para crianças na escolinha de futebol Chute Inicial, e oportunidades de estágio para jovens.


Serviço: 
Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição online em www.britishcouncil.org.br e um coordenador do projeto entrará em contato por telefone. O prazo é dia 15 de junho de 2014.

Fonte:British Council