Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ IBDD abre seleção para curso d...

IBDD abre seleção para curso de softwares para cegos

Publicada em : 26/04/2013

O processo de recrutamento e seleção terá início no próximo mês


Em junho, começará mais um curso de capacitação de cegos para o uso dos softwares DOS-VOX, desenvolvido pelo Professor Antonio Borges da UFRJ, e JAWS, desenvolvido pela empresa americana Freedom, sistemas operacionais voltados para pessoas com deficiência visual. No fim do curso, os alunos poderão ser encaminhados para vagas de trabalho em empresas parceiras do IBDD.

“A inclusão da pessoa com deficiência visual nas empresas é uma das mais difíceis. Há hoje uma grande oportunidade de resolver parte deste problema através da capacitação dos cegos no uso de ferramentas de informática como os programas JAWS e DOS-VOX”, explica a superintendente do IBDD, Teresa Amaral.

O Centro de Desenvolvimento de Competências do IBDD busca, através do curso, criar as condições para que a pessoa com deficiência visual seja contratada por sua competência e seja percebida por seus colegas e gestores como profissional fundamental na cadeia produtiva da empresa, sem favores ou concessões especiais. “Esse treinamento torna o deficiente mais independente e o prepara profissionalmente. Desconhecer esses programas é estar excluído do mercado de trabalho. Trata-se de uma inclusão digital”, afirma Márcia Costa, que realizou a capacitação no IBDD para o uso dos softwares no final de 2008.

Tendo ficado cega aos 17 anos, Márcia é exemplo de superação e da importância da capacitação para a inclusão profissional. Ela foi encaminhada para uma empresa parceira do IBDD, e hoje está perfeitamente integrada à vida corporativa.  “Não fosse o curso, jamais teria chance de aprender a utilizar o JAWS ou o DOS-VOX. Eu nem tinha computador pessoal. Através do IBDD, tive acesso não só a essas ferramentas, mas também a uma oportunidade de treinamento. Logo após, comecei a trabalhar e conquistei minha cidadania”, conta.

Os candidatos que tiverem interesse em realizar o curso devem incluir, o quanto antes, seu currículo no site www.ibdd.org.br ou pedir informações através do telefone 3235-9290. “Espero que a nova turma aproveite essa chance. Assim, os futuros candidatos a uma vaga de emprego poderão enfrentar as oportunidades que surgirem em igualdade de condição”, incentiva Márcia.

Fonte:Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência