Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Como melhorar a pontuação na r...

Como melhorar a pontuação na redação do Enem

Publicada em : 26/04/2013


A Universia Brasil (www.universia.com.br) preparou um material para auxiliar os estudantes na preparação para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Afinal, uma das maiores preocupações dos jovens que participam do exame é a prova de redação. Desenvolver um tema com qualidade e justificá-lo com argumentos válidos é um processo que tira o sono de muitos estudantes. Contudo, os candidatos acabam se esquecendo de outro aspecto fundamental: a pontuação.

A rede de colaboração universitária conversou com a professora de um cursinho particular e desenvolveu um especial sobre o assunto. Segundo a professora do colégio Objetivo de São Paulo, Elisa Massaranduba, para não falhar na pontuação de um texto é importante ler bastante. “A leitura é como osmose. Se o estudante lê jornais, revistas e livros clássicos se acostuma com aquela estrutura e então a reproduz”, garantiu.

Outra dica é se dedicar a escrever. De acordo com a professora, o fato de os jovens escreverem de maneira reduzida em seus celulares e na internet prejudica a produção. “Eles se distanciaram da norma culta. É difícil exigir total domínio linguístico de jovens de 17 anos.”

Outra recomendação é a cópia de editoriais de jornais e revistas. Essa prática ajuda na dificuldade dos estudantes em relacionar conceitos da teoria e na prática. “Explico uma regra de pontuação mil vezes para que eles entendam uma. Mas, assim que saem da sala, eles se esquecem de como posicionar uma vírgula ou usar uma crase”, contou a professora.

Para facilitar a absorção de todo o conteúdo levantado sobre o tema, como principais erros a serem evitados, utilização de ponto final, ponto e vírgula, dois pontos, entre outros, a Universia Brasil criou um infográfico sobre o tema que pode ser conferido no portal da rede através do link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/04/25/1019602/infografico-como-melhorar-sua-pontuaco-redaco-do-enem-2013.html.

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial