Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Festival de Teatro Universitár...

Festival de Teatro Universitário

Publicada em : 11/04/2013

FESTU Rio amplia sua atuação e recebe inscrições de grupos de teatro de universidades, escolas e cursos profissionalizantes de teatro de todo o Brasil


Em sua edição 2013, o FESTU Rio – Festival de Teatro Universitário – amplia sua atuação ao receber inscrições de grupos de teatro de universidades, escolas e cursos profissionalizantes de teatro de todo o Brasil. Com isso, as cerca de 200 faculdades e 200 escolas, além dos cursos de teatro do país, poderão participar do evento a ser realizado entre 23 e 28 de abril no Espaço Tom Jobim, no Rio. O grupo de teatro com o esquete vencedor do FESTU Rio ganhará R$ 15 mil para montar seu novo espetáculo, além de uma pauta no Teatro Planetário do Rio e a participação garantida no Festival de Curitiba de 2014. Já os nove esquetes finalistas participarão de uma turnê por três cidades do estado. As inscrições, abertas no dia 18 de fevereiro, poderão ser feitas até o dia 11 de março.

Para este ano, o FESTU Rio traz novidades. Além da Mostra Nacional, a principal do evento e da onde são eleitas a esquete vencedora e as nove finalistas, o festival conta com uma Mostra Infantil. Ela acontece na tarde da grande final do FESTU Rio, dia 28 de abril, com as apresentações de cinco esquetes voltadas para o público infantil. A melhor cena ganhará R$ 15 mil para investir em um novo espetáculo. Entre as novidades estão, ainda, a premiação de novas categorias, como melhor cenário, iluminação, figurino, além de melhor ator, atriz, direção e esquete por júri popular. Para fechar a programação, o evento oferece workshops com grandes nomes do meio teatral nacional.

Através do hotsite www.festurio.com.br ,que já está no ar, os estudantes de teatro de todo o Brasil poderão se informar das novidades da terceira edição do festival e se inscrever gratuitamente  para o FESTU Rio, evento produzido pela EPA!.

Em 2012 foi lançado na web o blog “Eu Amo Teatro” (www.euteatro.com.br), escrito por jovens estudantes de teatro de diversas cidades brasileiras, sendo dois deles moradores do Rio. O objetivo é mostrar o olhar do universitário sobre o teatro nacional e ainda trazer informações e entrevistas sobre o FESTU Rio.

Fonte:Mayara Benatti