Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Como fazer um currículo adequa...

Como fazer um currículo adequado?

Publicada em : 10/04/2013

Responsáveis pela contratação não perdem mais que um minuto olhando o currículo


O currículo é a porta de entrada para qualquer vaga de emprego e deve ser uma das primeiras coisas a se fazer ou atualizar na hora de procurar um novo trabalho. Contudo, muitas pessoas perdem uma vaga porque erram nesta primeira apresentação. Um estudo realizado pela Career Bliss mostra que os responsáveis pela contratação não perdem mais que um minuto olhando um currículo.

Para auxiliar na tarefa de fazer um currículo adequado para cada vaga, a Universia Brasil (www.universia.com.br), maior rede ibero americana de colaboração universitária, ensina como montar uma apresentação que o coloca na briga pela vaga desejada.

De acordo com a rede, é importante que o currículo seja objetivo e contenha apenas informação que possam ser comprovadas de alguma forma. Currículos de várias páginas não agradam. Outra sugestão é agrupar as informações em blocos e separar o conteúdo.

O profissional também deve estar atento para ajustar o currículo de acordo com a necessidade da empresa e o que ele quer seguir na carreira. Como aquela apresentação tem pouco tempo para convencer, não vale a pena perder tempo colocando experiências profissionais que em nada agregam ao profissional e à vaga que deseja. Ou mesmo habilidades que nada interessam para o trabalho que será realizado.

A Universia Brasil também lembra que o candidato deve evitar erros de português, e não colocar referências de empregos em que foi demitido e não deixou boa impressão.

Veja mais algumas dicas preparadas pela Universia Brasil:

1-      Experiência acima da educação

2-      Não use papel colorido

3-      Não use um layout criativo

4-      Quantifique o sucesso

5-      Escreva para o público certo

6-      Cuidado com as redundâncias

7-       Se você faz, inclua trabalhos voluntários

8-      Priorize as informações pessoais logo no cabeçalho

9-      Nada de expor os documentos pessoais no currículo

10-  Substitua o objetivo profissional por áreas de interesse

11-  Descarte os cursos que não estão relacionados à área da vaga

12-  Selecione apenas as principais experiências profissionais

13-  Não é necessário colocar pretensão salarial

14-  Não coloque seus hobbies no currículo

15-  Não seja arrogante

Para mais dicas da Universia Brasil de como fazer um currículo ou passar em um processo de seleção, basta acessar gratuitamente o portal da rede através do link http://noticias.universia.com.br/tag/notícias-sobre-carreira/

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial