Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ O Conto de Fadas na Educação I...

O Conto de Fadas na Educação Infantil

Publicada em : 10/04/2013

Objetivo do curso é discutir conceitos literários básicos presentes nesse tipo de narrativa


Mais do que obras despretensiosas e destinadas exclusivamente ao entretenimento, os contos de fadas podem exercer um papel fundamental no processo de leitura da criança. A proposta central do curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), é habilitar os profissionais a desenvolver o trabalho com os contos na educação infantil.

O objetivo é discutir conceitos literários básicos presentes nesse tipo de narrativa. O participante será estimulado a refletir sobre os critérios estéticos para a escolha de obras, redimensionando a capacidade de observação e análise da linguagem poética dos contos.

Durante o programa do curso serão analisadas quais atividades de leitura propiciam um contato mais prazeroso da criança com o texto literário. Por meio de contos selecionados, serão debatidos temas como a diferença entre os contos maravilhosos e os fantásticos, os elementos variantes e invariantes dos contos de fadas, as funções das personagens, além dos mitos e da tradição oral, que se mantém viva na figura do contador de histórias.

A partir da compreensão de conceitos literários presentes nesse tipo de narrativa e das contribuições de estudos didáticos sobre as práticas de linguagem presentes nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil do Ministério da Educação, serão elaboradas propostas para leitura em sala de aula que tornem o contato da criança com o texto cada vez mais interessante e estimulante.

O resultado dessa prática é o aprimoramento de competências de leitura por parte do professor, a fim de que sejam feitas escolhas norteadas pela qualidade literária das obras.

Dirigido a professores e coordenadores pedagógicos da educação infantil, interessados no trabalho com os contos de fadas como objeto de formação integral do aluno, graduandos interessados em literatura e profissionais de áreas afins, o curso tem início em 18 de Abril e aulas sempre as quintas-feiras, das 19 às 22h, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br  

Fonte:Priscila Lacerda