Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Festival Literatura em Vídeo 2...

Festival Literatura em Vídeo 2013

Publicada em : 22/03/2013

As novidades deste ano são as dicas e informações sobre o concurso disponíveis na Fan Page no Facebook


O Festival Literatura em Vídeo 2013, realizado pelas editoras Ática e Scipione, com apoio da MTV, da produtora Buriti Filmes e do portal Tela Brasil, está com as inscrições abertas até o dia 27 de outubro de 2013. Voltado para educadores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das redes pública e privada de todo o país, o concurso tem como objetivo incentivar o hábito pela leitura e estimular a criatividade.

Para participar, os estudantes devem produzir um vídeo de até cinco minutos relacionado a uma das obras de ficção dos catálogos das Editoras Ática e Scipione. O Festival premia alunos, professores e instituições de ensino nas categorias Júri Técnico, Júri Popular, Destaques Regionais, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Som. Os trabalhos serão julgados seguindo critérios de criatividade, qualidade da produção e adaptação do roteiro.

A novidade neste ano é a criação da Fan Page do Festival no Facebook (www.facebook.com/literaturaemvideo) que, desde meados de janeiro, traz dicas e informativos sobre o concurso. O site oficial do evento www.literaturaemvideo.com.br apresenta uma série de vídeoaulas e oficinas, que tem como objetivo dar apoio técnico para professores e alunos produzirem suas adaptações. Esses vídeos, que trazem como protagonistas profissionais renomados como Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Walter Carvalho, fazem parte do acervo do Tela Brasil – projeto da Buriti Filmes que estimula produção de curtas metragens – e agora estão à disposição também no site do Festival Literatura em Vídeo.

Todos os vídeos enviados até 27 de outubro serão avaliados por uma equipe técnica, formada por assessores pedagógicos das Editoras Ática e Scipione, pela equipe da MTV e pela Buriti Filmes. Os vencedores do Festival serão escolhidos pelo Júri Técnico e os vídeos vencedores do concurso serão veiculados na grade da programação da MTV. Mais Informações no site http://www.literaturaemvideo.com.br

Programe-se para o Festival Literatura em Vídeo 2013

Inscrições
De 1º de março até 27 de outubro

Vídeos-aulas no site
Luiz Bolognesi - Roteiro
Daniel Rezende - Montagem cinematográfica
Bráulio Mantovani - Roteiro
Walter Carvalho - Direção de fotografia
Geraldo Ribeiro - Som direto
Antonio Pinto - Trilha sonora

Premiação
Juri Técnico – O juri técnico escolherá dois vídeos, sendo um deles do Ensino Fundamental II e outro do Ensino Médio. Além de terem os videos divulgados na grade da MTV Brasil, os autores ganharão:
Professores: tablet 10’ e troféu
Alunos: tablet 7’ e troféu
Escolas: lousa digital e seleção de livros das editoras

Juri Popular – O público votará abertamente no site e escolherá dois vídeos vencedores, um do Ensino Fundamental II e outro do Ensino Médio. Os autores destes vídeos ganharão:
Professores: MP3 player e troféu
Alunos: MP3
Escolas: Seleção de livros das editoras e troféu

Destaques de categoria – A organização selecionará quatro vídeos do Ensino Fundamental II e quatro do Ensino Médio nas categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia

Professores: troféu e livros das editoras
Alunos: livros das editoras
Escolas: troféu

Destaques Regionais – A organização selecionará um vídeo destaque de cada região para cada categoria: Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Professores: medalha e certificado
Alunos: medalha e certificado
Escolas: placa de reconhecimento

Classificados para a fase final - A organização selecionará dez vídeos finalistas: serão cinco do Ensino Fundamental II e cinco do Ensino Médio. Os autores destes vídeos ganharão:
Professores: certificado, medalha, mini-curso de Literatura e Cinema, viagem para o evento de premiação.
Alunos: Certificado, Medalha, Mini-curso de Literatura e Cinema, Viagem para o evento de premiação
Escolas: faixa de reconhecimento

Fonte:Linhas Comunicação