Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Provinha Brasil

Provinha Brasil

Publicada em : 20/02/2013

A Provinha acontece durante o turno escolar


Com o objetivo de verificar o nível de alfabetização, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal participarão  de mais uma edição da Provinha Brasil. A novidade é que a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo passará a colher os resultados obtidos pelas escolas, para verificar qual é o nível de alfabetização dos estudantes após concluírem o segundo ano de escolaridade. Pouco mais de 48 mil alunos do 3º ano, nas 544 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), responderão as questões de Língua Portuguesa e Matemática.

A prova é elaborada pelo Ministério da Educação e aplicada na Rede Municipal de Ensino desde 2008. Os professores terão até o início de março para digitarem as respostas dos alunos em uma plataforma especial do Portal da Educação. O Núcleo de Avaliação da Secretaria é quem será o responsável por elaborar um relatório com esses resultados.

A importância deste diagnóstico para a Rede é que os professores terão  condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fonte:Secretaria Municipal de Educação