Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Projeto contra o bulying

Projeto contra o bulying

Publicada em : 16/06/2011

Senado aprova medida que deve ser aplicada em todas as escolas públicas e privadas do país

Nesta terça-feira, dia 14, o Senado aprovou um projeto contra bullying a ser aplicado em todas escolas públicas e privadas do Brasil. A medida foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado. Ela vai integrar a lei que rege o ensino brasileiro, a LDB - Lei de Diretrizes de Bases da Educação.

O treinamento técnico e pedagógico de todos os funcionários que atuam nas escolas, incluindo os que não são educadores, são algumas das providências previstas no documento.

A decisão é em caráter terminativo, ou seja, não passa por mais nenhuma comissão no Senado e segue para a Câmara Federal.

Para o autor do projeto de lei (PLS 228/10), senador Gim Argello (PTB-DF), os efeitos do bullying são deletérios, "causando enorme sofrimento às vítimas". Para ele, essa situação é ainda mais grave quando acontece nas escolas, "por afetar indivíduos de tenra idade, cuja personalidade e sociabilidade estão em desenvolvimento".

Para o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o projeto vem "em boa hora". Em seu relatório, ele sugere algumas providências a serem adotadas pelas escolas, mas pondera que, por se tratar de uma lei geral, válida para todos os sistemas de ensino, não seria adequado descer a detalhes.

Fonte:Agência Senado