Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento

Publicada em : 12/11/2012

Evento tem agenda para fãs de tecnologia


A sétima Olimpíada do Conhecimento, o maior evento de educação profissional das Américas, colocará em disputa 640 estudantes de formação profissional de todo o País. Eles realizam provas simulando atividades de 54 profissões, que vão desde manutenção aeronáutica até joalheria. Em cinco dias de competição, será possível ver as tecnologias com as quais a indústria brasileira prepara os profissionais. Os estandes, onde os estudantes realizam as tarefas, poderão ser vistos pelos visitantes entre os dias 14 e 17 de novembro, das 9 às 18h. A expectativa é que 250 mil pessoas passem pelo Pavilhão do Anhembi nesse período.

Além das provas, há uma série de outras atividades para quem gosta de tecnologia e quer entender como ela pode melhorar o dia a dia. A entrada é franca. Veja os destaques abaixo:

Torneio de Robótica: no desafio Senior Solutions, tema da temporada 2012/2013 da FIRST® LEGO® League (FLL), o objetivo dos times é propor soluções inovadoras para manter a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Nos dias 14, 15 e 16, haverá competições das 10h às 17h. As finais serão no dia 16, a partir das 14h50.

Futebol de robôs: WRO Gen II Football é a mais nova competição internacional de futebol de robôs. Oito times do ensino médio do SESI-SP, com três integrantes cada, disputam partidas de futebol com 10 minutos de duração. Cada time deve construir dois robôs autônomos (um goleiro e um atacante) utilizando apenas os kits de tecnologia LEGO® Mindstorms. As competições começam às 9h40 do dia 14 de novembro e seguem até as 12h20. No dia 15, a manhã está reservada para treinos livres. As partidas começam ao meio dia. Às 15h, haverá apresentação da equipe SESI-SP, que esteve em Kiev, capital da Ucrânia, e garantiu, no gol de ouro, o 4º lugar na categoria para o Brasil. As finais e a premiação serão no dia 16 de novembro a partir das 13h30.

Desafio de Resgate: um robô simula o comportamento de um bombeiro no resgate de vítimas de um incêndio. Cabe a ele entrar no ambiente, e, de forma autônoma, desviar de escombros, transpor áreas obstruídas e ajudar a resgatar as vítimas. Dez times do ensino médio do SESI-SP, com quatro integrantes cada, disputam as provas. As competições começam às 10h do dia 14 de novembro e seguem até as 14h40. No dia 15, haverá treinos livres pela manhã e provas a partir do meio dia. Às 14h do dia 16 de novembro, será o desafio surpresa e, logo depois, a premiação.

Indústria do Futuro: exposição didática que apresentará ao público uma mostra das tecnologias utilizadas nas diversas fases do ciclo de vida do produto industrial. Numa área de mil metros quadrados, estarão os cinco estágios da produção ao longo das últimas décadas: Desenvolvimento do Produto, Prototipagem, Linha de Produção, Robótica e Metrologia.  A cronologia das tecnologias considera como início a década de 1970, com base na produtividade, culminando com um espaço sobre o papel da indústria do futuro, com a busca de soluções em automação com mínima ou nenhuma interferência humana, a partir da montagem de uma aeronave. O projeto utiliza dois robôs que manipulam a fuselagem da aeronave, para alinhar as peças. A exposição fica aberta de 14 a 17 de novembro, das 9h às 18h.

Inova SENAI: a mostra de 50 projetos inovadores com soluções para indústrias desenvolvidos por alunos, técnicos e professores do SENAI. A exposição ficará aberta à visitação pública nos dias 14, 15 e 16 de novembro. A diversidade de projetos é imensa. Há soluções para manejo de resíduos da indústria, automação para aumentar a acessibilidade de pessoas com deficiência, uso de materiais recicláveis na construção civil e novos produtos alimentícios e cosméticos. A exposição fica aberta das 9h às 18h.

Educação para o Futuro: o visitante vai embarcar em um trem cenográfico e vivenciar uma viagem pela história da educação profissional desde a década de 1940 até o futuro. Ao entrar no espaço, uma projeção mistura elementos de computação gráfica, animação, edição de vídeos históricos e montagens fotográficas. O trem viajará pelas sete décadas do SENAI, a principal instituição de formação profissional para a indústria. Ao saírem do trem, os visitantes desembarcarão em uma mostra que apresentará ferramentas de ensino do futuro, com destaque para os equipamentos tecnológicos que ilustram a visão do SENAI e SESI para a educação profissional. Visitação aberta de 14 a 17 de novembro, das 9h às 18h.
 
Cyber SENAI: espaço reservado a palestras e exposição do acervo do SENAI. Nesse ambiente, será possível interagir com tecnologias educacionais, como realidade aumentada e simuladores. Haverá programação de palestras: Biografia de Jorge Amado e imagem do Brasil na obra de Jorge Amado, no dia 14 às 15h30; Como a robótica mudou a minha vida, dia 15, às 16h; Projeto Nanomumdo, no dia 16, às 11h; Os cinco sentidos na gastronomia, no dia 16, às 14h30; Geração Y: os leitores do futuro, no dia 17, às 11h; apresentação cultural com músicos da Orquestra Filarmônica SENAI-SP, no dia 17, às 16h.

Campeonato Mundial de Jovens Confeiteiros: 14 participantes (dois da Alemanha, dois da Áustria, dois do Brasil, dois da Hungria, dois da Polônia, dois da Suíça, um do Japão e um de Taiwan) irão demonstrar habilidades na arte da confeitaria, exibindo técnicas, tendências e produtos para marcar e transformar esse segmento no Brasil. As provas são práticas e individuais, com duração de 16 horas e realizadas durante os dias 13, 14 e 15 de novembro. Os componentes das receitas devem ser comestíveis e fabricados durante o campeonato. Dentre os quesitos a serem avaliados estão: sabor, aparência, acabamento, grau de dificuldade, inovação, método de trabalho, higiene e limpeza.

WorldSkills Americas: 216 jovens de 24 países irão competir entre 14 e 17 de novembro em provas de robótica móvel, confeitaria, sistema de transporte da informação, jardinagem e outras 30 profissões da WorldSkills Americas. Com 38 competidores, o Brasil terá a maior delegação entre todos os países e supera, também, a quantidade de estudantes que participaram da primeira edição em 2010 no Rio de Janeiro.   O WorldSkills Americas traz uma série de benefícios. É uma forma de sensibilizar as autoridades políticas, empresários, líderes educacionais e a sociedade da importância da educação profissional, como um instrumento eficaz de transformação social e econômica da família e do país.

Fonte:Gerência de Jornalismo da CNI