Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Semana da Dislexia

Semana da Dislexia

Publicada em : 05/10/2012

Aplicativos têm a função de estimular a leitura e a escrita dos jogadores com transtorno de aprendizagem


No próximo dia 10 de outubro, acontecerá a premiação dos alunos vencedores do desafio iABCD / ITAbits, em São Paulo. O evento é uma das ações da Semana da Dislexia, que ocorre entre os dias 8 a 14 do mesmo mês. Em versão para tablets e smartphones, os aplicativos foram desenvolvidos pelos universitários a partir de uma parceria entre o Instituto ABCD e o ITAbits.

Os jogos, que foram testados por crianças que passam por tratamento de transtorno de aprendizagem no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami), em São Caetano do Sul, são voltados a estimular a leitura e a escrita de crianças e adolescentes com dislexia. Os games já estão disponíveis para download gratuito na Android Market.

O grupo que ficar com o primeiro lugar ganhará uma viagem aos EUA, em janeiro de 2013, para conhecer o MIT - Massachusetts Institute of Technology, o CAST-Center for Applied Special Technology e o Programa Design That Matters. Os demais grupos participarão do 14º Encontro Anual da Rede CDI, em Itaipava, no Rio de Janeiro.

A comissão julgadora contou com os seguintes integrantes: Rodrigo Baggio, empreendedor social e conselheiro do iABCD; Carolina Toledo Piza, neuropsicóloga da Unifesp e integrante da equipe de formadores do iABCD; Cintia Salgado, fonoaudióloga da Unicamp; Cristiano Gomes, pediatra coordenador do CTNEN e o universitário Nicolas de Camaret.

O iABCD se dedica a gerar, promover e divulgar ações que tenham impacto positivo na vida de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem. E, apara o desafio, os estudantes receberam apoio técnico de fonoaudiólogos e neuropsicólogos do Instituto para entender as reais necessidades dos usuários dos games.

O ITAbits é uma iniciativa de alunos do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica para o desenvolvimento de softwares com foco na participação em competições. 

Os jogos
O game “Aramumo” apresenta sílabas ao mesmo tempo em que as pronuncia, estimulando o jogador a preencher as lacunas da palavra cruzada. O jogo “Mimosa e o mundo das cores” explora a memória de palavras em um quebra cabeças. E o “Arqueiro defensor” envolve a associação de palavras ouvidas à sua ortografia.

Semana da Dislexia
A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD e foi inspirado na Dyslexia Awareness Week, que ocorre no mesmo período na Inglaterra, envolvendo toda a sociedade em torno de um assunto que atinge cerca de 6% da população. No Brasil, são aproximadamente 7 milhões de pessoas com transtornos de aprendizagem.

SERVIÇO:
Premiação Desafio iABCD| ITAbits
Data: 10/10/2012
Horário: 11h
Local: Praça São Lourenço, Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia – São Paulo
Inscrições: Evento exclusivo para convidados.

Fonte:ÓGUI Comunicação