Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Dicas para quem procura empreg...

Dicas para quem procura emprego

Publicada em : 25/09/2012

Fazer um bom currículo e melhorar as habilidades para impressionar o recrutador são algumas delas


Cada vez mais, os processos de seleção nas empresas têm sido extremamente concorridos. Para ajudar nessa tarefa, a Universia, maior rede ibero americana de colaboração universitária, preparou um especial com 88 dicas de como as pessoas devem se comportar para terem sucesso na busca por um emprego.

A rede traz uma série de importantes iniciativas e cuidados a serem tomados desde a fase de procura, como fazer um bom currículo, como melhorar as tuas habilidades para impressionar o recrutador, até medidas fundamentais na hora da entrevista de emprego.

Abaixo seguem algumas das dicas:

Pratique a escrita - No mundo de hoje orientado pela internet, a boa comunicação é crucial. Escrita técnica e de documentações parece ser um dos pontos fracos da maioria dos recém-formados. Usa isso a teu favor.

Promove-te - O teu currículo tem que lhe vender. Escreve-o utilizando palavras que exprimam ações, mas sem exagerar. Seja atual e ofereça detalhes concretos.

Universidade - Lembra-te daquele professor que gostava na universidade? Que tal pergunta-lhe sobre oportunidades de emprego?

Conhece os teus pontos fortes - É provável que lhe perguntem na entrevista sobre os teus pontos fortes, assim como sobre os teus defeitos. Faz uma lista e pensa em como podes corrigir os teus pontos fracos.

Veste-te profissionalmente – Na entrevista de emprego, para que sejas profissional, procure estar vestido como tal. Para os homens, nem sempre a gravata é necessária. Mas é importante usar fato. As mulheres devem vestir-se apropriadamente. Os celulares devem estar desligados e só deve fazer perguntas se necessário.

Saber por que - Provavelmente vão perguntar por que é que queres trabalhar na empresa para a qual está sendo entrevistado. É recomendável que investigues a empresa para responder a esta questão.

Espera o aperto de mão - Desde que as mulheres entraram para o mercado de trabalho, as regras do aperto de mão mudaram. Se o teu entrevistador for um homem, mostra firmeza. Se for uma mulher, usa o teu julgamento. Nunca apertes com muita força a mão de uma senhora.

Pergunta sobre as tuas oportunidades futuras - Tem consciência que o trabalho tem que ser bom para você também. Deixa o entrevistador perceber que você não é alguém desesperado, mas que procuras algo que seja bom. Desta maneira, passarás uma boa impressão.

Pede pela oportunidade - Se a entrevista correr bem, não veja problema em dizer, na hora de te despedires, que adorarias trabalhar na empresa e que seria uma oportunidade enriquecedora, ou algo do género.

Para ter acesso gratuito completo ao material, basta acessar o portal da Universia, no link http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2012/08/10/957641/88-dicas-tua-entrevista-emprego.html

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial