Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Marketing Eleitoral

Marketing Eleitoral

Publicada em : 28/06/2012

Programa é o primeiro a ser realizado por uma instituição de ensino superior


Neste ano acontecem, no Brasil, as eleições municipais, no mês de outubro. E com o pleito surgem numerosas e diferentes campanhas de marketing eleitoral.

Mas, como fazer um planejamento de marketing efetivo que leve o candidato à eleição? E como enfrentar o desafio do marketing digital, qual a melhor forma de impactar o eleitor nesse meio?

É para atender a essa necessidade que a ESPM-SP, por meio de sua área de Cursos de Extensão, lançou o primeiro curso de uma instituição de ensino superior sobre o tema: “Marketing para Marketing Eleitoral”, que será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de junho (sexta-feira e sábado).

O programa tem por objetivo apresentar as ferramentas de marketing para uma campanha estratégica e eficiente, além de permitir o contato com os pilares essenciais para a vitória nas eleições, por meio de aulas expositivas e apresentação de exemplos.

Segundo Victor Trujillo, Coordenador do curso, “esta será uma das mais disputadas eleições de toda a história, com aproximadamente 400 mil candidatos aos cargos de Prefeito e Vereador nas cerca de 5600 cidades do País”.

Trujillo comenta, ainda, a importância do meio digital nestas eleições. “O marketing digital vai ser a bola da vez nas eleições, é preciso conhecer as ferramentas mais adequadas e as estratégias vencedoras para alcançar o eleitor, principalmente em uma eleição tão disputada como será a deste ano”, fala o especialista.

Os participantes vão se deparar com temas que abordam “Pesquisas Eleitorais”, “Marketing Digital Eleitoral”, “Discurso e Imagem do Candidato”, “Legislação Eleitoral 2012” e “Estratégia”.

O corpo docente é formado por especialistas altamente qualificados e experientes no mercado. Victor Trujillo, Coordenador e professor do curso, é formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, Pós-Graduado em Política e Estratégia pela USP, MBA em Marketing e Gestão Empresarial pela ESPM e Professional Member of American Marketing Association (A.M.A.). Atua há 20 anos com pesquisa de opinião pública e eleitoral, tendo trabalhado nas últimas dez eleições. Atualmente é Diretor Geral do IPESO Instituto de Pesquisa e é autor do livro “Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa”.

Para desvendar as estratégias de marketing digital, os participantes contarão com a vasta experiência de Sandra Turchi, especialista na área e também em E-commerce, tendo sido indicada como uma das mais influentes professoras de Marketing nas mídias sociais pela Revista SMMagazine. Lecionou Marketing Digital nas eleições de 2010, na ESPM. É autora do livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”.

Já Antônio Melo é jornalista e especialista em Marketing Eleitoral, tendo passagens por veículos da grande imprensa, como Folha de S. Paulo, O Globo, Rede Globo, Veja, entre outros. Coordenou dezenas de campanhas e participou da campanha eleitoral presidencial de Mário Covas, José Eduardo Santos (Angola) e Lino César Oviedo (Paraguai).

O Advogado e especialista em Direito Eleitoral, Lázaro Paulo Escanhoela Júnior, também lecionará no curso. Escanhoela participou das últimas dez campanhas eleitorais como Juiz Eleitoral. Foi Juiz de Direito por 14 anos e professor na I Jornada de Marketing Digital Eleitoral da ESPM.

Outro nome no curso é Nádya Risocelly, jornalista e publicitária, especialista em Comunicação Pública, Eleitoral e em Construção de Imagem. Foi apresentadora e repórter da Rede Globo. Entre as campanhas que coordenou, estão as de Jader Barbalho, José Roberto Arruda, Carlos Bezerra, Clodovil Hernandez, Marta Suplicy, entre outras.

O curso é destinado a coordenadores de campanhas eleitorais, assessores políticos e de imprensa, consultores de marketing eleitoral, publicitários, jornalistas, estudantes de comunicação e interessados e envolvidos em campanhas eleitorais.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.espm.br/extensao. As vagas são limitadas.

Curso Marketing para Marketing Eleitoral
Inscrições: www.espm.br/extensao - até o término das vagas
Período das aulas: 29 e 30 de junho (sexta-feira e sábado)
Horário: 29/6 das 7h30 às 22h e 30/6 das 8h às 18h30
Local: Campus ESPM – R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo (SP)
Outras informações sobre o curso: (11) 5085-4600 – centralinfo@espm.br - www.espm.br/extensao

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial