Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Novas tecnologias na educação

Novas tecnologias na educação

Publicada em : 03/04/2012

Fórum traz ao Brasil especialistas do mundo todo para debater aplicabilidade de novas tecnologias


Tablets, celulares e incontáveis redes sociais fazem parte do cotidiano dos estudantes hoje. Pesquisas mostram que, nos Estados Unidos, o uso de smartphones entre estudantes do ensino médio triplicou desde 2006. Além disso, os alunos de lá têm utilizado meios como o Google Docs, por exemplo, para trocar anotações de aulas e resolver trabalhos em grupo. No Brasil, o aumento de cursos a distância revela um investimento crescente em tecnologias para a educação. Mas será que estamos no caminho certo? Para responder a essa e tantas outras perguntas acerca do futuro da educação, a Blackboard (multinacional especializada em tecnologia para educação e representada, no Brasil, pelo Grupo A) promove no próximo dia 12 de abril o Blackboard Fórum de Educação.

“A experiência educacional evoluiu muito. Hoje os alunos não se contentam mais com lousas e cadernos na sala de aula apenas. Eles aprendem a todo instante, por meio celulares, notebooks, tablets... Já existem plataformas que facilitam esse novo processo de ensino para os professores e é sobre isso que o Blackboard Fórum vai tratar”, explica Bruno Weiblen, gerente da Blackboard no Brasil.

A possibilidade de atingir alunos em diferentes locais também é bastante atrativa. Nesse sentido, saber como o mundo tem utilizado essas tecnologias que possibilitam dar aulas sem um espaço físico restrito pode ser um caminho para que as instituições brasileiras se adaptem a essa nova realidade de aprendizado. Por isso o Blackboard Fórum de Educação vai contar com a presença de professores e especialistas de todo o continente americano. “Teremos colombianos, mexicanos, americanos e brasileiros explicando como já têm usado com sucesso novas plataformas dentro e fora da sala de aula”, afirma Weiblen.

Universidades como a Javeriana e a UCC da Colômbia, a Monterrey do México, a ESPM, a Universidade Cruzeiro do Sul e o Senac do Brasil têm tido sucesso ao incluir novas tecnologias nos planos de aula e vão apresentar cases das melhores práticas de digitalização do aprendizado. Os vice-presidentes da Blackboard mundial também irão apresentar soluções de inclusão da tecnologia em todo o ciclo de aprendizado (do ensino à avaliação), além de abordarem a utilização de dispositivos móveis como facilitadores da comunicação entre a instituição e o aluno. O Fórum Blackboard de Educação será realizado no dia 12 de abril, a partir das 8h, na ESPM. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: blackboard.grupoa.com.br

Serviço:
- Fórum Blackboard de Educação
- Quando: 12 de abril de 2012
- Onde: ESPM – Auditório Renato Castelo Branco, Campus Professor Francisco Gracioso (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo)
- Horário: das 8h às 18h
- Inscrições: Gratuitas, pelo site: blackboard.grupoa.com.br

Programação:
08h30 - Recepção e credenciamento
09h05 - Abertura
09h40 - Blackboard Learn 2012: Como o Blackboard Learn oferece suporte a todo o ciclo de aprendizagem.
10h20 - BlackBoard Mobile: o campus no seu bolso. Acesso a qualquer hora e local.
11h05 - Coffee Break
11h30 - Cada vez mais perto - Implementação e uso do Blackboard Collaborate na Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá.
12h20 - Inovação no Campus Virtual Cruzeiro do Sul: da educação básica ao ensino superior
13h - Almoço
14h35 - Plataforma Blackboard para transformação Acadêmica - Caso Universidad Cooperativa de Colombia (UCC)
15h20 - Uso do Blackboard no Tecnológico de Monterrey: experiências após 12 anos.
16h10 - Estudo de Caso: Atualização do Blackboard no Senac e migração da solução para o Managed Hosting
16h50 - Encerramento
17h10 - Coquetel

Fonte:Assessoria de imprensa do Grupo A: BRSA – Branding and Sales