Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Salão do Estudante 2012

Salão do Estudante 2012

Publicada em : 02/03/2012

Estudantes brasileiros estão entre os que mais viajam para outros países

Viajar para outro país, seja para realizar um curso de idiomas de apenas duas semanas ou para concluir uma etapa de curso universitário e permanecer em terras estrangeiras por três ou cinco anos, está sim nos planos dos brasileiros. Há 10 anos o Brasil engatinhava e eram poucos os brasileiros que conseguiam colocar o pé na estrada e conquistar o mundo (cerca de 10 mil). Hoje, nosso país é o maior “exportador” de estudantes da América do Sul. Em 2011, cerca de 365 mil brasileiros foram estudar fora, número que deve aumentar por volta de 50% em 2012. Os dados são da organização do Salão do Estudante, maior feira de intercâmbio e cursos no exterior da América Latina, que acontece duas vezes por ano em diferentes capitais brasileiras.

Este ano, o evento, que acontecerá dias 10 e 11 de março em São Paulo e depois seguirá para mais seis capitais brasileiras – Porto Alegre 13/03, Belo Horizonte 15/03, Salvador 18/03, Recife 19/03, Rio de Janeiro 20/03 e Curitiba 22/03 –, terá 250 expositores, número recorde desde sua criação em 1995. Instituições de mais de 30 países marcarão presença no evento que só em São Paulo costuma receber nos dois dias mais de 22 mil visitantes. Entre os países confirmados estão: África do Sul, Alemanha, Argentina, Peru, Austrália, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, França, Irlanda, Itália, Japão, Malta, México, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, Rússia, Suíça, Hungria e Romênia, entre outros.

Quando a pergunta é sobre o que os visitantes encontrarão nesta feira, a resposta é simples: as melhores e mais importantes instituições de ensino do mundo que oferecerão cursos de idiomas, summer cap, high school, graduação e pós-graduação, extensão universitária, MBA, au-pair, work study & travel, especialização, traineeship international, entre outros.

O coordenador do evento, Samir Zaveri, reforça que este ano muitas instituições disponibilizarão ofertas e pacotes especiais aos estudantes brasileiros. “Os visitantes encontrarão cursos em renomadas instituições de ensino a preços bem mais em conta que nos anos anteriores. O Brasil é a bola da vez e todo mundo está de olho”, revela o executivo.

Pacotes de parcelamentos especiais também serão oferecidos. “Teremos cursos para todos os gostos, idades e bolsos. Hoje não é só o adolescente que viaja ou aquele que possui boa estabilidade financeira. Os cursos no exterior estão à disposição de qualquer classe e temos também programas especiais para executivos e para membros da melhor idade”, destaca Samir. “Esse ano temos os Jogos Olímpicos em Londres e uma excelente opção é ir para lá entre o fim de julho e o início de agosto para estudar e assistir determinadas competições”, acrescenta.

Independente de classe social ou idade, o importante é ter vontade, se programar e pesquisar bastante antes de definir seu destino. Ter cautela na hora de escolher para onde e como ir é fundamental para evitar que um grande sonho se torne um pesadelo. Uma das vantagens do Salão do Estudante é justamente essa, pois tudo que você precisa saber está reunido em um único lugar. Durante a feira, você poderá pesquisar preço, conhecer e conversar com membros da instituição, assistir palestras e workshops, esclarecer dúvidas sobre vistos de permanência, seguro saúde, licença para trabalhar e estudar, acomodações e saber tudo sobre o clima, os costumes e a cultura de seu destino escolhido. Boa viagem!

Novidades do Salão do Estudante 2012:
- Opções de intercâmbio para toda a família;
- Opções de cursos de para áreas profissionais específicas como inglês para médicos, advogados, aviação, turismo, RH e Petróleo & Gás;
- Opções de cursos com atividades como: inglês + surf na Austrália; espanhol + dança flamenco na Espalho; italiano + curso de vinhos na Itália;
- Opções de cursos para pessoas com mais de 50 anos / terceira idade;
- Maior grupo dos EUA liderado pelo consulado americano em São Paulo, que estará presente e dará seminários sobre visto;
- Maior grupo de instituições da Irlanda liderado pela Educação Irlanda;
- Membros seniors do CAPES estarão presentes durante a feira para responder questões sobre estudantes e também dar seminários durante a feira para os estudantes para explicar o novo programa de bolsas para o Brasil onde mais de 100 mil estudantes serão enviados para fora até 2014;
- Maior grupo britânico;
- Grande grupo liderado pelo Eduespana com uma ampla série de escolas de cursos de espanhol e universidades;
- Escola do ensino médio da Itália e curso de gastronomia na Toscana;
- Francês em Montreal com permissão de trabalho.

Serviço
São Paulo – 10 e 11 de março (sábado e domingo)
Local: Centro de Eventos do Colégio São Luis
Endereço: Rua Luis Coelho, 323 - Cerqueira César (próximo ao Metrô Consolação)
Horário: 13h às 19h

Fonte:Rojas Comunicação