Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Semana Estendida de Ciencia e ...

Semana Estendida de Ciencia e Tecnologia

Publicada em : 26/10/2011

Mais de 25 entidades se reúnem para atender ao público com diversas exposições e atividades durante os três dias de encontro

Órgão ligado a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP, o Parque CienTec sediará, entre os dias 4 e 6 de novembro, a edição 2011 da Semana Estendida de Ciência e Tecnologia, importante evento organizado pelo Museu de Ciências da USP. O encontro desse ano aborda os temas “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, Prevenção de Riscos e a Importância da Química” e faz parte das comemorações realizadas por todo o país, encerrando a edição 2011 em São Paulo.

O objetivo do encontro é estimular a população a conhecer e discutir os resultados encontrados por meio das pesquisas científicas e tecnológicas, assim como, compreender a relevância e o impacto de suas aplicações mundo afora. Mais de 25 entidades como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Nacional de Tecnologia, Centro Paula Souza, o Instituto Biológico, Instituto Butantan, a Fundação Parque Zoológico, o Instituto Botânico, a Faculdade Politécnica, a Faculdade de Educação, entre outras, se reúnem apresentando exposições interativas em ambientes abertos e fechados, além de atividades diversificadas que demonstram a importância da ciência, tecnologia e inovação para a vida de cada indivíduo. Dentre as atividades propostas estão: experimentos e jogos interativos, oficinas com materiais didáticos, teatro de fantoches, palestras científicas, bate-papos com cientistas, exibições de vídeos da mostra “Ver Ciência”, além das exposições permanentes e temporárias do Parque CienTec e do Museu de Ciências da USP.

Sob a coordenação do Museu de Ciências da Universidade de São Paulo e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, espera-se que o evento contribua para sensibilizar e mobilizar a população, em especial crianças e jovens, buscando despertar valorização e a criatividade na busca pela inovação em atividades científicas.

A inauguração do Planetário Digital e reabertura da exposição “Água: uma viagem no mundo do conhecimento” serão mais dois atrativos para quem comparecer ao evento que, segundo a estimativa dos organizadores, deverá reunir cerca de 30.000 visitantes durante os três dias de duração.

O CienTec está localizado no interior do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), com 141 hectares, sendo 121 de reserva da mata Atlântica. O PEFI é responsável por mais de 10% da área verde da cidade e se localiza na região sul do município de São Paulo, fazendo divisa com Diadema, São Bernardo e Santo André, e promove a conscientização e o respeito pela natureza, em toda sua plenitude, reconquistando os valores esquecidos. Existem em seu espaço dez prédios históricos, datados das décadas de 1930 e 1940 do século XX, com previsão de restauração e reformulação do uso. As diversas outras edificações de datas posteriores estão sendo transformadas e adaptadas para funções museológicas.

O Museu de Ciências da Universidade de São Paulo (MC-USP) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Considerado um Museu em Rede por reunir unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados, museus e demais órgãos da universidade, o MC tem como proposta desenvolver atividades por meio de processos educacionais apoiados em exposições de acervos materiais e imateriais, em cursos, seminários, oficinas, palestras e demais modalidades de difusão do conhecimento, da tecnologia e das artes, por meio de todas as modalidades de interação com a sociedade, buscando estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, com especial atenção às atividades destinadas às escolas de ensino fundamental e médio.

PRCEU - A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária destaca-se por sua atuação abrangente no âmbito da Universidade, como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades de difusão de conhecimento, que contribuem para a melhoria da formação não apenas de seus alunos, mas também dos demais cidadãos. Sob coordenação da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o PRCEU se propõe a complementar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas na Universidade, atuando como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades específicas e independentes que estimulam o universitário a ampliar suas visões e opiniões durante o processo de formação.

SERVIÇO:
Evento: Semana Estendida de Ciência e Tecnologia 2011
Local: Parque CienTec – Tenda de Eventos
Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4200, Água Funda - São Paulo
Data: de 4 a 6 de novembro de 2011
Horário: das 9hs às 16hs.
Ingresso: Entrada Franca

Fonte:Boischio Comunicação