Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Feira Tecnológica do Centro Pa...

Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

Publicada em : 21/10/2011

Alunos de Etecs e Fatecs apresentam projetos no Expo Barra Funda de terça (25) a quinta (27)

Uma telha de chapas de raio-X, uma bola de futebol elaborada com pneus (para a Copa de 2014), um plástico biodegradável e um sapato feminino inteiramente feito com materiais ecológicos. Estes e outros projetos desenvolvidos por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais estarão expostos a partir da próxima terça-feira, 25 de outubro, na 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.

A preocupação com o meio ambiente sempre comparece às pesquisas realizadas pelos estudantes, que apresentam soluções simples e focadas na sustentabilidade:

Sapato ecológico – Com design clássico para conquistar o público feminino, o modelo criado por estudantes da Fatec de Jaú utiliza couro reconstituído (composto de resíduos da indústria calçadista e látex), salto de polímero de óleo de mamona e forro de malha de bambu. Ana Paula Garcia, Ariane Marcela Buzaranho e Rafael Toledo do Nascimento foram orientados pelos professores Flávio Ventura e Marcos Antônio Bonifácio.

Bola de pneus para a Copa – alunos da Etec de Carapicuíba propõem que o Mundial de 2014 no Brasil seja um evento sustentável, no qual a bola seja feita de materiais reciclados, como pneus e garrafas PET. Liliane Gomes Pereira, Nivaldo Santos do Nascimento Junior e Suelen Joviano de Oliveira tiveram a orientação de Maria Francisca Alves Amorim.

Telhas de raio-X – elaboradas a partir de um produto que, lançado em aterros, gera resíduos tóxicos. O grupo de jovens pesquisadores da Etec Júlio de Mesquita (Santo André) retirou a prata depositada nas imagens de raio-X, obtendo o metal, que pode ser utilizado em fabricação de joias “banhadas”. A chapa de poliacetato de celulose foi então prensada a quente, moldando a telha – que fica com uma tonalidade azul. Os professores Etelvalto Francisco Pantaleão e Jhonny Frank Sousa Joca orientaram Amanda Cunha de Melo, André Martins e Gabriela Keiko Haga. O grupo também desenvolveu uma telha similar à de raio-X, só que feita de fotolitos (chapa de poliéster, translúcida e protetora de raios UVA e UVB).

Plástico biodegradável – preocupados com a poluição causada pelas sacolinhas plásticas, que levam 400 anos para se decompor na natureza, alunos da Etec Júlio de Mesquita produziram um filme plástico biodegradável a partir de glúten de milho e óleo de cozinha usado. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho e o glúten, um subproduto de baixo valor agregado, que serve apenas para ração animal. Com essa proposta, o insumo ganha um destino mais nobre: a preservação do meio ambiente. Aisleen de Souza Paiva, Frederik Veríssimo e Rodrigo Silva de Freitas desenvolveram o estudo com a orientação de Magali Canhamero e Jhonny Frank Sousa Joca.

Serviço
5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Projetos dos alunos das Etecs e das Fatecs
25 e 26 de outubro – das 13 às 21 horas
27 de outubro – das 10 às 16 horas
Local: Expo Barra Funda - Rua Tagipuru, 1000 – Metrô Barra Funda
Entrada franca

Fonte:Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza