Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Parceria tecnológica

Parceria tecnológica

Publicada em : 18/10/2011

AMD inicia projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em parceria com o Brasil

Conhecida no mundo pela alta qualidade de seus produtos e pelo constante investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, a AMD, fabricante global de semicondutores, acaba de anunciar o novo parceiro para estudo de computação – o Brasil. A partir deste ano, o Brasil passa a integrar o restrito rol de países escolhidos pela empresa para investir em parcerias com instituições de ensino para inovação tecnológica, a primeira delas será a Unicamp. Este é o primeiro país da América Latina a ser beneficiado pelo projeto. No mundo, apenas as instituições de ensino mais conceituadas foram selecionadas em cerca de cinco países, entre eles Alemanha, Reino Unido e Índia.

A partir deste mês, a Universidade integrará em seu campus o projeto liderado por professores do Instituto de Computação para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. A AMD vai orientar os pesquisadores envolvidos no projeto para o potencial uso de computação heterogênea, e compartilhará dados de pesquisas da companhia dentro do campo relacionado ao tema do projeto desenvolvido pelos acadêmicos. Com a parceria, a AMD vê a possibilidade de auxiliar o desenvolvimento de novas tecnologias e fazer avançar o conhecimento na área.

Para Ronaldo Miranda, presidente da AMD no Brasil, a parceria traz novas oportunidades de sinergias entre o meio acadêmico e empresarial. “A AMD vê no Brasil um potencial grande na área tecnológica, por isso queremos estabelecer parcerias e relacionamentos em longo prazo que aliem os objetivos da empresa às políticas industriais e de ciência e tecnologia do País”, afirma.

A pesquisa em parceria com a Unicamp será focada no aumento do desempenho no tratamento de imagens utilizando o poder de processamento das GPUs e APUs com o uso de algoritmos paralelizáveis. No desenvolvimento dessas aplicações serão utilizadas ferramentas open source, sendo a base o conjunto de bibliotecas do OpenCL. “O OpenCL é uma das iniciativas mais importantes no mundo para a aceleração de processamento gráfico e de dados. Por isso a AMD tem como diretriz internacional investir nas diferentes empregabilidades do processamento paralelizável”, conclui Miranda.

Sobre o OpenCL
O OpenCL (Open Computing Language) é uma arquitetura de programação aberta voltada para plataformas compostas por CPUs, GPUs e outros processadores. Essa linguagem permite a otimização do processamento de cálculos e gráficos em paralelo.

Sobre a AMD
A AMD é uma empresa de design inovador de semicondutores, que lidera a próxima era de experiências digitais vívidas com suas revolucionárias Unidades de Processamento Acelerado (APUs) AMD Fusion. Os gráficos e tecnologias de computação da AMD potencializam uma variedade de dispositivos incluindo PCs, consoles para jogos, e os computadores poderosos que movem empresas e a Internet. Para mais informações, visite http://www.amd.com.

Fonte:Agência Ideal