Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Brincar para Aprender

Brincar para Aprender

Publicada em : 18/10/2011

Laramara desenvolve há vinte anos uma proposta lúdica para o atendimento educacional especializado, baseando sua proposta no brincar como forma de aprendizado

Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, em parceria com a empresa UPS, que desde 2005 patrocina programas da entidade, promove o projeto Brincar para Aprender, cujo objetivo é contribuir para a alfabetização e a inclusão escolar e social de aproximadamente 3.000 crianças e jovens com deficiência visual, em todo território nacional.

Neste mês de outubro, após ser feita uma seleção, 100 entidades serão beneficiadas, entre escolas, instituições e creches, que já desenvolviam atividades com crianças e jovens com deficiência visual. Cada uma delas receberá manuais que facilitam a confecção de 110 jogos e brinquedos educativos; 9 protótipos de brinquedos, que facilitam o aprendizado pelo reconhecimento tátil, auditivo, olfativo e gustativo; e, para o aprendizado do Braille, dois livros e dois DVD´s Brincar Para Todos, além de três revistas Contato. No total serão distribuídos 900 recursos instrucionais.

Pesquisas recentes do IBGE registraram a presença de mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil e afirmam que cerca de 80% delas possuem baixo poder aquisitivo. Os órgãos de atendimento, por sua vez, não disponibilizam o material pedagógico necessário e adequado à alfabetização dessas crianças com deficiência visual.

Como tudo começou
A convivência com a filha Lara, cega desde o nascimento, fez com que Mara Olympia de Campos Siaulys mergulhasse fundo nas dificuldades das pessoas com deficiência visual, transformando sua experiência numa importante instituição de educação e inclusão.

Formada em geografia pela Universidade de São Paulo e posteriormente em pedagogia, com especialização no ensino de crianças com deficiência visual, prestou serviços de voluntariado na Santa Casa de Misericórdia por oito anos, o que a levou a criar a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - Laramara, que completa em setembro vinte anos e já atendeu quase 10 mil pessoas.

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie e autora do livro Brincar para Todos (no qual ensina a confeccionar 110 brinquedos atraentes para todas as crianças, especialmente para aquelas com deficiência visual), Mara foi agraciada com o prêmio O Empreendedor Social que Queremos, em 2003, pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais, e Prêmio Mulher em Destaque Opaque 2010, na categoria Responsabilidade Social.

Sobre a Laramara
Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual no Brasil e um centro de referência na América Latina no trabalho interdisciplinar de avaliar, diagnosticar e intervir no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual e múltipla, realizando encaminhamento escolar, orientando e apoiando o corpo docente de escolas públicas e privadas, creches, pré-escolas, ensino fundamental e médio. Mantém ainda um curso de educação para o trabalho com orientação e encaminhamento profissional, tendo colocado mil jovens no mercado de trabalho.

Desenvolve publicações especializadas e possui uma rede integrada de informações. Importa e produz recursos de alta tecnologia, softwares e máquinas de escrever em braille. Realiza pesquisas e colabora na formação de profissionais, compartilhando sua prática em programas de capacitação, estágios, seminários, simpósios, congressos nacionais e internacionais e outros eventos.

Presta serviços educacionais especializados para pessoas de 0 a 25 anos, sendo sua proposta principal a de realizar avaliação das necessidades específicas e desenvolver ações que garantam a complementação e suplementação educacional de crianças, jovens e adultos com deficiência visual e com deficiências associadas.

Associação Laramara
Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 338 – Barra Funda – SP/SP
Telefone: (11) 3660-6400 e Fax: (11) 3662-0551
www.laramara.org.br

Fonte:Tacla Consultoria de Comunicação