Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Semana Nacional de Ciência e T...

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Estação Ciência

Publicada em : 13/10/2011

Com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” evento chama atenção para ciência e tecnologia através da mobilização de diversas entidades

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento de mobilização nacional coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2004, tem sua edição 2011 entre os dias 17 e 24 de outubro com o tema central “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

A Estação Ciência – USP, como já vem fazendo tradicionalmente, oferecerá ao público visitante uma programação especial e de destaque durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, com uma gama de atividades variada e interessante, sempre com o objetivo de popularizar ainda mais o interesse pela ciência.

Inscreva-se para as atividades no site da Estação Ciência (http://www.eciencia.usp.br/inscricao/).

Confira a programação (sujeita a alterações sem aviso prévio):

18/10 - Terça (evento fechado para escolas da Diretoria Norte I)

Programação FEADEN (Fórum de Educação Ambiental da Diretoria Norte I)

9:00 - Vídeo de Abertura e palavra da Dirigente Porfa. Lúcia Regina Mendes Espagolla

9:20 - Palestra

10:30 - Apresentação de relatos das escolas

12:00 - Almoço

13:30 - Abertura da programação da tarde: Apresentação Cultural

15:00 - Apresentação de relatos das escolas

17:30 - Encerramento: Apresentação Cultural


19/10 - Quarta

10h às 12h - Curso de Blog com Prof. Menon (graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e pós graduado em Análise de Sistemas pela FAAP) e Prof. Robson;

15h às 16h - Palestra sobre captação de recursos para projetos educativos e culturais, por Beatriz Ramsthaler, doutoranda em Comunicação pela PUC-SP, consultora em projetos para leis de incentivo e professora universitária.


20/10 - Quinta

10h às 12h - Curso de Moviemaker com Prof. Menon (graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e pós graduado em Análise de Sistemas pela FAAP) e Prof. Luiz;

14h às 15h - Palestra sobre Reciclagem, com Bruno Massot, Presidente da TerraCycle Brasil.


21/10 - Sexta

10h às 12h - Oficina de Brinquedos de Sucata (OSCIP Passatempo Educativo)

14h às 16h - Curso de Blog com Prof. Menon (graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e pós graduado em Análise de Sistemas pela FAAP) e Prof. Robson


22/10 - Sábado

8h às 10h - Curso de Moviemaker com Prof. Menon (graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e pós graduado em Análise de Sistemas pela FAAP) e Prof. Luiz

10h às 12h - Oficina de Brinquedos de Sucata (OSCIP Passatempo Educativo)

11h às 12h - Palestra sobre Fontes de Energia, com André Camargo (consultor ambiental mestre pelo departamento de Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP)

14h às 16h - Oficina de Animais em Origami (OSCIP Passatempo Educativo)


23/10 - Domingo

10h às 12h - Oficina de Brinquedos de Sucata (OSCIP Passatempo Educativo)

14h às 16h - Oficina de Animais em Origami (OSCIP Passatempo Educativo)

Estarão disponíveis durante toda a SNCT, vídeos da mostra VerCiência os quais o público poderá escolher e assistir. Confira todas as opções de filmes no site oficial do “VerCiência” ( http://verciencia.com.br/ ).

Além da programação especial voltada para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Estação Ciência conta com outras grandes exposições, como a “Expo Amor pela Vida”, da Sociedade Brasileira da Cardiologia, a partir do dia 12 de outubro, e a já consagrada “Química para um Mundo Melhor”.

A Semana é grande evento, de nível nacional, que mobiliza empresas e instituições em todo o Brasil desde 2004. A cada ano o evento aumenta e ganha mais espaço na mídia, com a inclusão de uma programação popular voltada ao público leigo, de forma a unir a comunidade científica e a população em geral em uma troca de experiências e conhecimento que só beneficia o desenvolvimento científico nacional.

Serviço
Local: Estação Ciência – USP (Rua Guaicurus, 1394 – Lapa)
Funcionamento: 3ª a 6ª feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Ingresso: inteiro R$ 4,00, meia entrada (estudantes e portadores de necessidades especiais isentos (menores de 6 anos, maiores de 60 anos, comunidade USP, professores, primeiro sábado e terceiro domingo do mês)

Fonte:Michel Sitnik