Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ USP realiza concurso de jogos ...

USP realiza concurso de jogos digitais

Publicada em : 11/10/2011

Inscrições podem ser feitas até dia 31 de outubro para duas das categorias disputadas e até 11 de novembro para uma terceira

Games designers profissionais ou amadores, pesquisadores, educadores, empresários e estudantes que gostam de jogos digitais podem participar do primeiro concurso “Games for Change” que a rede americana está realizando na América Latina. A ideia do campeonato é promover no país a pesquisa, a criação e a aplicação de videojogos com potencial para transformar a sociedade, a educação, a economia e a cultura, que são os principais objetivos da rede, criada em 2004 nos Estados Unidos.

O concurso pode ser disputado em três categorias: Playground, Engenho e Brincriação. Os detalhes e as exigências para cada uma delas podem ser conferidos no site da rede G4C (www.gamesforchange.org.br). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro para as duas primeiras categorias e até 11 de novembro para a terceira. Para tirar dúvidas ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail concurso@gamesforchange.org.br ou pelo telefone (11) 3091-4305.

A expectativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas participem dos eventos em 2011, de acordo com Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela realização dos eventos Games for Change Latin America, em parceria com a Fundação Volkswagen e a AMD Foundation.

Tentar selar a paz entre dois países que vivem em guerra, buscar meios de colaborar para a reconstrução de um lugar arruinado por uma catástrofe ambiental, encontrar uma solução para o trânsito caótico das grandes metrópoles. Esses são alguns exemplos dos desafios que os jogadores enfrentam nos games disseminados pela rede. “Ludicamente, o objetivo desses jogos é sensibilizar as pessoas, fazer com que elas reflitam mais e melhor sobre problemas e questões relacionados ao meio ambiente, à sociedade, à economia, entre outros”, explica Schwartz.

Dentro da programação da rede Games for Change Latin America no Brasil já estão confirmados eventos nas cidades de Taubaté, no Vale do Paraíba (Festival Ligação – Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação, de 12 a 14 de outubro), em São Paulo (Dante Digital, dia 28 do mesmo mês), em Salvador, na Bahia (X SBGames, de 7 a 9 de novembro), em São Carlos, no interior paulista (Jornada Games for Change, de 14 a 20 de novembro) e novamente em São Paulo, capital (I Festival Games for Change, de 5 a 11 de Dezembro).

Os vencedores do concurso serão conhecidos no último evento.

Fonte:Ex-Libris Comunicação Integrada