Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ “A Natureza das pessoas”

“A Natureza das pessoas”

Publicada em : 04/10/2011

Coletânea de pinturas, fotos e documentação de grandes artistas nacionais e internacionais estão na mostra

Começou no dia 27 de setembro, no Shopping D&D em São Paulo, a última etapa da exposição “A Natureza das pessoas”, do Museu Itinerante Rabobank. O Museu Itinerante Rabobank 2011 estreou em Cuiabá, passou por Chapadão do Sul, Brasília, Ribeirão Preto e agora completa sua itinerância na capital paulista. A exposição, cuja entrada é gratuita, traz 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas cuidadosamente pela curadora Katia Canton.

O projeto conta com um programa de arte-educação voltado a estudantes de escolas da rede pública, que envolve um workshop para professores e distribuição de livros de estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem. Mediadores treinados especialmente para esta exposição estão prontos para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à secretaria de educação.

“Democratizar o acesso à cultura é pensar na grande maioria da população brasileira que está à margem do conhecimento e da informação, tão restritos aos grandes centros”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, realizadora do projeto, que completa: “Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização. Uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”.

Os trabalhos expostos são uma coletânea de pinturas, fotos e documentação de instalações espalhadas por grandes museus do mundo e mostram a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre ser humano e natureza. Entre os artistas brasileiros estão Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara, Tarsila do Amaral e Leda Catunda; entre os estrangeiros estão Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet e Paul Cézanne. A cidade de São Paulo será representada por duas artistas locais: Naiah Mendonça e Georgia Vilela.

“Por ter raízes no agronegócio, o Rabobank sempre teve um forte compromisso com a área socioambiental. Por isso, além de desenvolvermos ações para ajudar nossos clientes a manter os seus negócios sustentáveis, ampliamos também as nossas iniciativas para as comunidades em que atuamos”, diz Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Rabobank. “Com o Museu Itinerante acreditamos que podemos trazer, por meio da arte, mais consciência sobre o meio ambiente para as pessoas que vivem nessas localidades”, reforça.

O Museu Itinerante Rabobank é viabilizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, para a realização deste projeto, foram realizadas parcerias com a Prefeitura Municipal de Educação de São Paulo e com o Shopping D&D.

INFORMAÇÕES GERAIS
Período da exposição: de 27 de setembro à 23 de outubro
Local: D&D Shopping I Praça de Alimentação
Endereço: Av. das Nações Unidas 12.555 – São Paulo-SP
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 18h / Sábados, das 10h às 17h / Domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada gratuita
Visitas monitoradas

Fonte:Marqueterie