Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Grand Slam de Xadrez

Grand Slam de Xadrez

Publicada em : 19/09/2011

O Grand Slam de Xadrez consiste num circuito de torneios internacionais, realizados em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores da atualidade

Os prefeitos de São Paulo, Gilberto Kassab, e de Bilbao, Iñaki Azkuna, firmaram por meio de teleconferência, um termo de cooperação internacional para a realização conjunta do 4º Grand Slam de Xadrez. O torneio reunirá os principais enxadristas do mundo, como o atual campeão mundial o indiano Viswanathan Anand, o número 1 no ranking mundial o norueguês Magnus Carlsen, o armênio Levon Aronian (nº 3), o russo Sergey Karjakin (nº 4), o norte-americano Hikaru Nakamura (nº 6) e o espanhol Paco Vallejo (nº 20).

A etapa final será realizada em duas fases: a primeira no Brasil e a segunda, em Bilbao. No Brasil, as partidas serão disputadas entre 25 de setembro e 1º de outubro no Parque do Ibirapuera e poderão ser acompanhadas pela Internet. A fase do torneio em Bilbao acontecerá entre os dias 1º e 11 de outubro. Esta será a primeira vez que Anand enfrenta Carlsen, depois que o indiano perdeu a liderança do ranking mundial para o norueguês no mês de julho.

O Grand Slam de Xadrez consiste num circuito de torneios internacionais, realizados em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores da atualidade. Geralmente participam seis Grandes Mestres em cada torneio classificatório e o campeão de cada etapa ganha uma vaga. Além deste critério, é feito um convite especial ao Campeão Mundial de Xadrez. Num torneio deste tipo todos jogam contra todos, enfrentando-se duas vezes com cada oponente. Portanto, cada jogador disputa 10 partidas.

Os torneios classificatórios serão realizados nas seguintes cidades: Linares (Espanha), Wijk ann Zee (Holanda), Bazna (Romênia), Sofia (Bulgária), Nanjing (China) e Bilbao (final do Grand Slam). Todas as partidas do Grand Slam serão transmitidas em tempo real pela Internet. Na última edição, foram mais de 8 mil acessos por segundo.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo Coordenação de Imprensa