Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Fórum de Engenharia

Fórum de Engenharia

Publicada em : 19/09/2011

Centro Universitário Senac terá mesas de discussão entre profissionais de diversos setores e apresenta seus três novos cursos de graduações na área

Mercado de trabalho, oportunidades, regulação da profissão e falta de mão de obra são alguns dos temas que serão debatidos no Fórum de Engenharia: Excelência na Formação do Engenheiro, que será oferecido gratuitamente pelo Centro Universitário Senac, em parceria com o Instituto de Engenharia, no dia 6 de outubro. Será também uma oportunidade de apresentar para os candidatos ao Vestibular 2012 os três novos cursos que serão oferecidos na área: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Duas mesas redondas dividirão as discussões. A primeira terá como temas a regulação da profissão de engenheiro, mercado de trabalho, contratação de mão de obra estrangeira e falta de mão de obra brasileira. Para o debate, já estão confirmadas as presenças de Hélio Guerra, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE); João Alberto Viol, presidente nacional do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco); e João Batista Crestana, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi). Como mediador, os participantes contarão com Rui de Arruda Camargo, presidente do Instituto de Engenharia.

A segunda mesa tratará dos desafios e oportunidades de trabalho, mudança do engenheiro para outras áreas, entre outros temas, abordando ações conjuntas entre a academia e o mercado. A mediação do engenheiro Denis Gabos, professor do Centro Universitário Senac, e estarão presentes Paulo Ferreira, ex-diretor de Controle da Poluição da CETESB e secretário-adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Edson Luiz Pereira, executivo de parcerias educacionais da IBM Brasil; Plinio Assmann, ex-presidente do Metrô, e Cristiano Kok, sócio e presidente da Engevix Engenharia.

“As duas grandes discussões deste fórum são de extrema importância para a engenharia. Em primeiro lugar, as questões relacionadas à regulação que rege a profissão, não apenas no que diz respeito às atribuições e responsabilidades do engenheiro formado no Brasil, mas também a preocupação em formar profissionais com excelente capacidade técnica, críticos e éticos. Em segundo lugar, destaco os desafios e oportunidades na engenharia que exigem cada vez mais flexibilidade e capacidade deste profissional para enfrentar um desenvolvimento tecnológico velocíssimo e um mundo em que a sustentabilidade passa a ser protagonista em todas as questões”, analisa Elias Roma Neto, coordenador da área de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Senac. E completa: “Para o alunado, entendo que será possível identificar as inúmeras oportunidades que o Brasil possibilita neste momento”.

São esperados no evento representantes do poder público, instituições privadas e públicas, sindicatos, consultorias de recursos humanos, profissionais da área, jornalistas e estudantes. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/forumengenharia.

Serviço:
Fórum de Engenharia: Excelência na Formação do Engenheiro
Data: 6/10
Horário: das 14 às 18h15
Local: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823
Inscrições: pelo site www.sp.senac.br/forumengenharia
Gratuito

Fonte:In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação