Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Shell Eco-marathon Americas 2...

Shell Eco-marathon Americas 2012

Publicada em : 16/09/2011

A Shell Eco-marathon Americas 2012, evento anual em sua sexta edição, já abriu as inscrições para os estudantes de toda a América do Norte e do Sul

Esse desafio, criado pela Shell , buscando um máximo de milhagem e economia tem como objetivo inspirar os estudantes a inovar e a desenvolver novas tecnologias que promovam
uma mudança nas regras do jogo da eficiência de combustível e no desempenho dos transportes. O desafio torna-se ainda mais interessante considerando-se os anúncios feitos recentemente pelo governo, como o estabelecimento de importância histórica, nos Estados Unidos, de normas de consumo de combustível para carros e caminhões leves, e cuja meta é atingir uma eficiência de combustível de 54,6 milhas por galão (cerca de 23,17 km/l) até 2025. Para ajudar a atender à crescente demanda de energia e reduzir as emissões de CO2 no futuro, os participantes dos desafios da Shell Eco-marathon deverão projetar, construir e testar veículos que possam percorrer a maior distância usando a menor quantidade de energia.

De 29 de março a 1o de abril de 2012, o desafio acontecerá novamente nas ruas do centro de Houston, capital mundial da energia. A Shell Eco-marathon é realizada em vários locais em todo o mundo e fornece aos engenheiros de amanhã a oportunidade de testar as suas ideias de eficiência energética.

O vencedor da Shell Eco-marathon Americas do ano passado na categoria Protótipo, a Université Laval de Quebec, Canadá, obteve uma marca extraordinária de 2.564 milhas por galão (cerca de 1.090 km/l), superando seu desempenho do ano anterior, que havia sido 77 mpg (cerca de 32,74 km/l). E na categoria ConceitoUrbano, a equipe da Louisiana Tech University em Ruston, Louisiana, ganhou o Primeiro Prêmio com o melhor resultado, de 646,7 mpg (cerca de 274,9 km/l).

As equipes de estudantes são encorajadas a participar em uma das duas categorias, "Protótipo" e "ConceitoUrbano", ou das duas, na Shell Eco-marathon. A categoria "Protótipo" convida as equipes de alunos a apresentar protótipos futurísticos – veículos compactos cujo objetivo é maximizar a eficiência de combustível através de elementos inovadores de design, como redução de atrito. A categoria "ConceitoUrbano" foca em veículos com mais eficiência de combustível e mais apropriados para andar nas ruas. Para atender às necessidades da vida real dos motoristas, esses veículos têm aparência mais semelhante à dos carros de milhagem mais alta vistos atualmente nas ruas. As equipes que competirem no evento das Américas nas duas categorias poderão usar sete fontes oficiais de energia, inclusive combustíveis como o diesel e a gasolina, e combustíveis alternativos
como o hidrogênio, etanol, éster metil do ácido graxo (em inglês fatty acid methyl ester, FAME), energia solar e bateria para veículo elétrico.

As equipes interessadas estão convidadas a se inscrever para ter a oportunidade de apresentar seus projetos no desafio do ano que vem. Para mais informações sobre todos os eventos de 2012 em todo o mundo, inclusive regras oficiais, instruções para inscrição e detalhes sobre os prêmios, visite o website da Shell Eco-marathon em www.shell.com/ecomarathon .

Fonte:PR Newswire