Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Feira de intercâmbio em SP

Feira de intercâmbio em SP

Publicada em : 14/09/2011

Evento, com entrada gratuita, acontecerá dias 24 e 25 de setembro, entre 14h e 19h, no Hotel Renaissance, atende aos mais variados perfis, com opções que vão desde o ensino médio até pós-graduações, passando por cursos técnicos e de idiomas


Adolescentes que querem mais do ensino médio, jovens em busca de uma universidade reconhecida, executivos a procura de uma especialização eficiente, e mesmo quem apenas deseja aprender inglês ou francês, todos terão uma excelente oportunidade de escolher seu destino em setembro, durante a maior e mais ampla feira de intercâmbio para o Canadá. A Imagine Estudar no Canadá reunirá em São Paulo 68 instituições de ensino dos mais variados níveis, da educação fundamental à pós-graduação, incluindo cursos técnicos e de idiomas.

Este ano, pela primeira vez o próprio consulado canadense se incumbiu de organizar o evento, uma prova do crescente interesse do governo em estreitar laços com o Brasil e seu povo e conta com o Apoio da Comissão de Turismo Canadense, Air Canada, SMART Technologies, CAE e Belta. Além de ter acesso a um ensino de ótima qualidade, com instituições reconhecidas em todo o mundo, no Canadá o intercambista pode unir a experiência acadêmica a uma vivência multicultural, em um país lindo e seguro.

Brasileiros que já estudaram no Canadá não poupam elogios para a qualidade das aulas, mas tampouco deixam de se impressionar com o ambiente e a amabilidade dos canadenses. “O curso é excelente, os professores usam métodos dinâmicos e divertidos”, conta Juliana Souza, que fez um curso de inglês de verão na Universidade de Victoria, um lugar que classifica como “mágico e maravilhoso”. “O Canadá está à frente na área de métodos de estudos profissionais, o que aprimora o potencial do aprendizado”, completa Rafael Schafer Marques, que cursou especialização em comércio internacional no Canadian College em 2010.

Tipos de curso – Quem deseja fazer um curso de idioma vai encontrar programas com durações e datas flexíveis em instituições tradicionais – como a University of British Columbia, o King George International College, a Inlingua Vancouver e a Embassy CES. Os cursos para todos os níveis e idades em geral são fechados por semana, mas há também a possibilidade de se inscrever em um programa de férias. As escolas oferecem um forte apoio para estudantes internacionais, assim como opções de cursos voltados de inglês a áreas específicas.

O ensino médio canadense, cursado em escolas públicas ou particulares, recebe jovens com idades entre 15 e 18 anos, com nível de inglês intermediário. A duração é semestral (os semestres se iniciam em setembro e fevereiro), mas é possível estudar por apenas um mês como experiência, sem validação de créditos. Na feira, o estudante poderá conhecer 21 instituições de várias partes do país, entre elas a Bishop’s College School, próxima a Montreal, a Langley School District, nos arredores de Vancouver, e a Rocky View Schools, na região das Montanhas Rochosas.

Nos community colleges são oferecidas especializações, MBAs, cursos técnicos e profissionalizantes nas mais diversas áreas. A duração varia de 6 meses a 4 anos e o tipo de ensino – com aulas teóricas e práticas – responde às exigências do mercado. É possível ainda optar pelo sistema Co-op (cooperative education), pelo qual o estudante pode trabalhar por até três anos após o término do curso. Para ingressar em um community college é necessário apresentar o diploma e comprovar a proficiência no idioma (prestar Ielts, Tofel ou Delf).

Para entrar numa universidade canadense também é necessário já ter proficiência no idioma estrangeiro. Pode-se cursar desde o bacharelado até um pós-doutorado em instituições como o British Columbia Institute of Technology, as universidades de Montreal, Windsor, Alberta, Waterloo e Lethbridge. Sempre com o foco acadêmico, a duração varia de 6 meses para algumas especializações até 5 anos para certos bacharelados.

A lista completa das escolas e universidades presentes na feira encontra-se no www.imagineestudarnocanada.com.br. Pelo site também é possível fazer o cadastro para participar da Imagine Estudar no Canadá, o que facilita o acesso ao local: ao chegar, basta retirar o crachá. Quem preferir pode fazer o cadastro no local. Este ano, o evento será realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de setembro.

Além de conhecer as instituições de ensino, a feira é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas sobre os procedimentos necessários, como vistos, seguros, hospedagem, alimentação. Haverá ainda palestras e atividades culturais para que os interessados conheçam melhor como é a vida no Canadá, uma nação moderna, com grande qualidade de vida, repleta de cultura e atrações naturais espetaculares.

Palestras:
Dia 1: Sábado 24 de Setembro
• Apresentação de “Imagine Educação no Canadá” Imagine Education au/in Canada
• Apresentação de Turismo e Cultura pela Comissão de Turismo Canadense
• Programas da Pathway: de Inglês/Francês até Pós-Secundário
• Dicas de como aproveitar ao máximo seu intercâmbio
• Depoimento de Estudantes
• Como tirar visto para estudar no Canadá
 
Dia 2: Domingo 25 de setembro
• Educação à distância com Athabasca University
• Apresentação de Turismo e Cultura pela Comissão de Turismo Canadense
• Apresentação do Escritório de Quebec – Estudando no Québec
• Depoimento de Estudantes
• Estudando no Alberta – Governo de Alberta
• Programas da Pathway: de estudos em Inglês/Francês até o Pós-Secundário

Serviço:
Feira Imagine estudar no Canadá
Dias 24 e 25 de setembro, das 14h às 19h
Hotel Renaissance – Alameda Jau 1620 (esquina com a rua Haddock Lobo)
Entrada gratuita
Mais informações no www.imagineestudarnocanada.com.br ou pelo telephone: 11.3588-1020

Fonte:A.R Comunicação