Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Um presente para São Paulo

Um presente para São Paulo

Publicada em : 14/09/2011

A inauguração terá apresentação de uma companhia italiana de ópera


 

No próximo dia 18, domingo, às 17 h, uma apresentação musical ao ar livre do Gruppo Amarcord – Cia. Italiana de Teatro e Ópera e da Banda da Polícia Militar marcará a inauguração do Mural Paulo Bomfim, numa celebração dos 85 anos do homenageado que, entre outros títulos, é considerado o príncipe dos poetas brasileiros.

Trata-se de uma iniciativa inédita na cidade, que conta com a realização do empresário Carlos Eduardo Calfat-Salem, da Academia Paulista de Letras (APL) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O empresário dedicou os quase 100 metros lineares do muro de sua residência, no bairro de Campo Belo (Rua Prof. Henrique Neves Lefevre, 112) como suporte para uma mostra de versos selecionados da vasta obra poética de Paulo Bomfim, destacados em fundo verde musgo. “É uma forma de embelezar a paisagem urbana, utilizada na França, por exemplo”, explica Calfat-Salem. “E também de divulgar aos paulistanos a importante obra de Paulo Bomfim, que tem seu nome e sua obra estreitamente ligados à vida e à história de São Paulo, que ele vem cantando em prosa e verso desde seu primeiro livro Antônio Triste (1947), prefaciado por Guilherme de Almeida e ilustrado por Tarsila do Amaral.”

O empresário conclui: “A ideia é que esse exemplo seja seguido por outros bairros, outras cidades do Estado e, por que não, por outros Estados, exaltando sempre seus poetas e escritores, numa forma simples e eficiente de transmitir cultura a nosso povo”.

Carlos Eduardo Calfat-Salem é fundador do Ação Criança, programa filantrópico que alimenta cerca de 5 mil crianças em mais de 40 creches no Estado de São Paulo. No estímulo a atividades culturais, o empresário vai além. “Essa homenagem ao decano da APL pretende ainda honrar a memória de meu pai, o engenheiro Eduardo Salem” – engenheiro que foi responsável por edificações que são marcos na paisagem paulistana, entre as quais se destacam os primeiros prédios residenciais da Avenida São Luiz e dos bairros de Higienópolis e Jardins, além da sede do Esporte Clube Sírio. Foi também diretor da Associação Comercial de São Paulo por várias gestões.


Evento: Inauguração do Mural Paulo Bomfim, com apresentação musical ao ar livre.
Participação: Gruppo Amarcord – Cia. Italiana de Teatro e Ópera e Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Data: 18/9, domingo, às 17 horas.
Local: Rua Prof. Henrique Neves Lefreve, 112 - Campo Belo
GRATUITO

Fonte:Assessoria de Comunicação do CIEE