Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ História da arte

História da arte

Publicada em : 31/08/2011

Objetivo do curso é estudar o contexto social em diferentes épocas por meio das obras de arte, que expressam as contradições da sociedade em cada momento histórico

No campo da História da Arte, é comum uma tendência positivista, que enfoca o estudo do formato, da cor, da luz, da técnica. Também são frequentes as abordagens mais abertas, fenomenológicas, em que cada sujeito apreende da obra de arte um significado próprio. Já o curso “História da Arte – A Arte como Expressão Social da Renascença à Modernidade”, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), pretende oferecer um enfoque diferenciado: a interpretação sociológica da arte.

O objetivo do curso é estudar o contexto social em diferentes épocas por meio das obras de arte, que expressam as contradições da sociedade em cada momento histórico. Por meio de um amplo panorama da História da Arte – desde a Renascença até a Pós-Modernidade –, os participantes do curso irão desenvolver a percepção da peculiaridade e do alcance dos fenômenos culturais. Durante o curso, irão ainda adquirir familiaridade com teorias, métodos, práticas e linguagens desenvolvidas pela Historiografia da Arte, além de aprender a aplicar recursos conceituais e estilos de análise típicos a casos e situações específicas.

Dirigido a estudantes de graduação ou graduados em História, Arquitetura, Design, Artes Plásticas e Comunicação Social, além de professores de História e de Artes do ensino fundamental e médio, o curso tem início em 2 de Setembro e aulas sempre as sextas-feiras, das 19 às 22 horas, na Unidade Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Fonte:Priscila Lacerda