Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Educação Bilíngue

Educação Bilíngue

Publicada em : 31/08/2011

O programa abordará assuntos como o bilinguismo

As temáticas relacionadas à educação bilíngue vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente no contexto da educação básica, com a intensa proliferação das escolas bilíngues. Apesar do crescimento na oferta e na procura por esse tipo de curso, ainda há deficiência na formação dos profissionais que atuam nessa área. Para atender a essa demanda, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), oferece o curso Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados, sem equivalente na categoria de extensão.

O objetivo do curso é promover a discussão das questões relacionadas aos aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos e neurolinguísticos) da educação bilíngue. A idéia é promover uma visão ampla do que é bilinguismo e explorar as diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue.

O programa visa ainda a avaliar os efeitos do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico de crianças, além de possibilitar uma experiência prática de análise das características dos falantes bilíngues, como as variações linguísticas presentes na fala e na escrita.

Durante o curso, o aluno será estimulado ainda a discutir sobre políticas linguísticas em contextos bilíngues no Brasil e no Canadá, país oficialmente bilíngue, além de analisar e organizar um currículo bilíngue. O conteúdo foi baseado em dados coletados e teorias atualizadas.

O programa abordará assuntos como o bilinguismo (origem, tipos, uso, variações e sistemas linguísticos), aprendizagem e aquisição (a interação por meio da linguagem, conceitos de aprendizagem e aquisição, modelos de aquisição de primeira e segunda línguas, perspectivas de ensino e aprendizagem de segunda língua) e educação bilíngue (políticas linguísticas, currículo bilíngue, alfabetização com biletramento e o projeto canadense).

A metodologia é diversificada, com aulas expositivas, aplicação de questionários e debates referentes a leituras realizadas, pesquisa de dados com recursos de laboratório computadorizado de análise de fala, oficinas com vivência do conteúdo trabalhado, discussão de casos e seminários. O curso tem carga horária de 30 horas.

Os participantes devem ter proficiência em língua inglesa para leitura de textos didáticos.

Dirigido a graduados ou graduandos das áreas de Educação e línguas e pesquisadores em geral com interesse no tema bilingüismo, o curso tem início em 14 de Setembro e aulas sempre as quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Fonte:Priscila Lacerda