Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Língua e Cultura Guarani

Língua e Cultura Guarani

Publicada em : 31/08/2011

Curso pretende transmitir a cultura e a língua falada por mais de 90% da população do Paraguai e por vários grupos étnicos da América do Sul

A língua Guarani pertence a família lingüística tupi-guarani, que compreende línguas faladas na América pré-colonial por povos que viviam a leste da Cordilheira dos Andes (desde o mar do Caribe até o rio da Prata). Hoje em dias, essas línguas são faladas tanto por populações integradas às sociedades de seus respectivos países como por etnias que prestavam ainda suas culturas autóctones no Paraguai, no norte da Argentina, na Bolívia e no Brasil.

O parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou o Guarani como um dos idiomas oficiais do bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, durante a 17ª Sessão Plenária do mecanismo de integração realizada em Assunção em 2009.

A língua Guarani sobreviveu ao colonialismo europeu, a guerras e ao colonialismo moderno. Atualmente tem enfrentado, talvez, a pior de suas lutas: o preconceito de ser uma “língua de índio”. Por isso a importância de levar aos interessados em geral essa língua que, sendo original dessa parte do continente é a única língua viva e oficial de um país, constituindo também a identidade de muitos brasileiros que vivem dentro ou fora das aldeias indígenas.

O Ateneo de Cultura e Lengua Guarani é uma instituição de ensino superior localizada no Paraguai e que luta pela valorização da língua e da cultura guarani há mais de 25 anos. Essa instituição de pesquisa e educação colaborará dando suporte pedagógico e metodológico ao curso, além de emitir certificado aos alunos que o concluírem.

São objetivos do curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE); transmitir a cultura e a língua falada por mais de 90% da população do Paraguai e por vários grupos étnicos da América do Sul, mas também compartilhar uma comunicação viva originária dessas mesas terras há mais de 500 anos.

Dirigido a interessados em geral na língua e cultura Guarani, o curso tem início em 10 de Setembro e aulas sempre aos sábados, das 8 às 12 horas, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Fonte:Priscila Lacerda