Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Colégio FraNSCarmo participa d...

Colégio FraNSCarmo participa da pré-seleção da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude

Publicada em : 26/08/2011

A escolha dos participantes ocorrerá no dia 01 de setembro, às 14h30, no Auditório Mário Covas, na subprefeitura de Vila Prudente

O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo – FraNSCarmo é, pela primeira vez, um dos candidatos para concorrer à pré-seleção que elegerá jovens do Fundamental II e Médio que participarão da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos", que acontecerá no dia 17 de setembro, na Universidade São Judas Tadeu.

De acordo com o professor Marcelo Mondim, o FraNSCarmo vem trabalhando, desde 2009, com base na experiência adquirida no I Fórum Franciscano Socioambiental, a questão do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de incentivar dentro e fora do espaço escolar ações que visem à melhora ambiental. “Fizemos, por exemplo, a implantação de um coletor de óleo de cozinha, destinado a uma organização que atende famílias carentes em Santana do Parnaíba, com a intenção de promover a geração de renda por meio da venda de sabão em pedra e em pó, produzidos com as sobras do óleo”, explica.

O orientador destaca que, neste ano, o Ensino Médio está envolvido em dois grandes projetos – Incentivo à Pesquisa com temas voltados para a questão do meio ambiente e o Voluntariado Juvenil, que está sendo desenvolvido em entidades da região que executam trabalhos assistenciais, sociais, educacionais e reivindicatórios. “O FraNSCarmo tem como missão formar cidadãos conscientes de seu papel e que estejam preparados para construir uma sociedade justa, fraterna e sustentável”, enfatiza Marcelo Mondim.

Esta concepção consciente do jovem voltada para a sustentabilidade e para as ações sociais é um dos objetivos que compõem o plano pedagógico FraNSCarmo, que visa à uma formação cada vez mais integral do aluno. “Os assuntos tratados na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude são trabalhados na matriz curricular do colégio e abordados nas aulas ministradas pelos professores da diferentes áreas do conhecimento, nas atividades interdisciplinares e por meio dos projetos de pesquisa e estudo do meio desenvolvidos durante o ano letivo”, explica o professor.

Os critérios para a escolha dos projetos para participarem da Conferência foram realizados pelo grupo de alunos do Ensino Médio (integrantes do I Fórum Franciscano Socioambiental), que optou pelas propostas com mais viabilidade e condizentes com os eixos de discussão apresentados no texto-base da Conferência. Concorreram os projetos dos alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do FraNSCarmo.

Segundo o orientador, a participação em qualquer etapa da Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude é o efetivo exercício de cidadania, do protagonismo e da responsabilidade política e social com o país. “Ao participar desse tipo de atividade, o aluno pode colocar em prática todo o aprendizado acadêmico que foi assimilado ao longo de sua trajetória escolar. Para o colégio, a participação em fóruns, seminários e conferências é uma oportunidade de retribuir a confiança de 70 anos de serviços prestados na educação e é uma confirmação de que nossos estudantes estão preparados para levar os valores apreendidos ao longo de sua jornada em nossa instituição para ajudar na construção de um novo modelo de sociedade, pautada nos princípios de Paz e Bem”, finaliza.

Sobre o FraNSCarmo
O Colégio Nossa Senhora do Carmo é uma Instituição da Congregação das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus, que desenvolve seus trabalhos de educação há 70 anos no bairro de Vila Alpina. Oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e tem como objetivo promover a Educação Básica de qualidade, inspirada nos valores cristãos e franciscanos, visando à formação de uma sociedade justa, fraterna e sustentável.

Fonte:COMMUNICA BRASIL