Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ 1º Seminário de Xadrez da Rede...

1º Seminário de Xadrez da Rede Municipal de Ensino

Publicada em : 18/08/2011

Evento terá a presença de um dos maiores nomes da história mundial do xadrez, o russo Garry Kasparov

Marcado para os dias 2 e 3 de setembro, o evento reunirá 700 educadores que desenvolvem projetos de xadrez nas escolas municipais e especialistas na área para discutir os aspectos lúdicos, pedagógicos e científicos do enxadrismo.

O seminário será realizado no auditório Elis Regina, do Anhembi. Todos participarão de quatro palestras sobre os benefícios do ensino do xadrez para a formação intelectual e neurológica da criança, a evolução da prática nas escolas brasileiras e as experiências internacionais com foco na visão da Federação Internacional de Xadrez (Fide).

20 contra 1
Os professores poderão acompanhar também um momento histórico para 20 alunos enxadristas, que no dia 2 participarão de uma competição simultânea com o mestre Garry Kasparov, 13º campeão mundial da história do xadrez. O russo se aposentou dos tabuleiros em 2005, ainda como o nº 1 no ranking da Fide.

A prática do xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, mas se tornou o programa Xadrez Movimento Educativo em 2009. Hoje, a Rede Municipal de Ensino é formada por mais de 35,5 mil alunos enxadristas, que participam de campeonatos escolares, municipais, estaduais e brasileiros.

Inscrições
Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente em sua Diretoria Regional de Educação, no setor de Projetos Especiais, até o próximo dia 23. Dependendo da procura pelo evento, professores que estão em fase de formação nos cursos de xadrez também poderão se inscrever.

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo