Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Concurso de Redação

Concurso de Redação

Publicada em : 04/08/2011

Podem participar estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio

Os alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio de escolas da rede estadual, com idade entre 16 e 19 anos, podem se inscrever no 4° Concurso de Redação do Senado Federal até o mês de setembro. Nesta edição, os interessados devem produzir um texto dissertativo sobre o tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”. 

O concurso é composto por quatro etapas em que serão selecionadas as melhores redações de cada escola participante, do Estado e do País. Cada unidade escolar deve escolher, entre as dissertações dos estudantes, a eleita para representá-la. O texto deve ser manuscrito na folha com a logomarca do concurso e enviado, com o formulário de inscrição, até 30 de setembro, à sede Secretaria da Educação. Esse material integra o kit da competição.

Os autores dos melhores textos vão ganhar notebook, medalha, certificado e publicação da redação no livreto produzido pelo Senado. As escolas dos alunos ganhadores dos três primeiros lugares serão presenteadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição. As respectivas secretarias da Educação também ganharão livros para compor seus acervos.

Neste ano, o concurso tornou-se parte do Projeto Jovem Senador e como premiação os 27 finalistas da etapa estadual terão a oportunidade de vivenciar, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Brasília, o processo de criação das leis do nosso País e de atuar como senadores. A finalidade é estimular a cidadania e a participação política dos alunos.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site www.senado.gov.br/noticias/relacoespublicas/redacao2011.

Fonte:Secretaria de Estado da Educação