Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Natureza

Natureza

Publicada em : 25/03/2019

Contato na infância estimula aprendizado

Plantas, frutas, flores e insetos sempre atraíram a atenção e a curiosidade de crianças. Investigativas por natureza, elas sabem que ali existe muito a ser descoberto. Além disso, diversas pesquisas comprovam que os ganhos com a proximidade com o meio ambiente são diversos, tanto para o bem-estar, como para a saúde e o desenvolvimento dos pequenos.

O Dia Mundial da Floresta, comemorado em 21 de março e criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1971, reforça justamente a importância da conservação da natureza e os benefícios que o contato com ambientes naturais traz para crianças e adultos.

Pesquisas comprovam que alunos que praticam atividades ao ar livre memorizam melhor os conteúdos aprendidos do que se fossem transmitidos somente de forma teórica. Um estudo divulgado no Jornal da Educação da África do Sul em 2017 mostrou que as atividades em áreas externas melhoram as habilidades cognitivas, linguísticas, socioemocionais e motoras de crianças pré-escolares. Da mesma forma, os resultados da pesquisa divulgada pelo Departamento de Educação da Califórnia (Estados Unidos) reforçam que aprender ao ar livre pode elevar em cerca de 27% o desempenho escolar dos alunos, assim como estimula e melhora a autoestima, resolução de conflitos e problemas, relacionamento com colegas, motivação para aprender e comportamento em sala de aula.

Em Curitiba (PR), há um exemplo que surgiu quando um tucano pousou em uma árvore próxima da sala de aula do Colégio Marista Santa Maria. A professora Elisangela Vilela dos Santos incentivou os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a investigar o animal e seus hábitos para entender por que ele estava ali. "As crianças tiveram a oportunidade de pesquisar e aprender sobre a diversidade presente nos diferentes ambientes naturais", relata.

O projeto teve como foco os tucanos, mas consequentemente, tratou também de temas mais amplos, sobre a importância de preservar o meio ambiente e as florestas. "Estudando sobre os tucanos, os alunos aprenderam sobre o modo de vida das aves e os perigos que elas correm com o desmatamento e redução das florestas. Com isso, compreenderam ainda mais sobre conscientização e preservação", explica a professora.

O projeto também incluiu o plantio de árvores frutíferas no Passeio Público da cidade e a distribuição de mudas para a população, tudo idealizado e realizado em parceria com os estudantes.

Fonte:Luiza Lafuente