Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Clássico da literatura em quad...

Clássico da literatura em quadrinhos

Publicada em : 03/08/2011

Clássico de Gil Vicente ganha versão em quadrinhos com o texto original do dramaturgo envolvido pelo traço jocoso de Laudo Ferreira

A Editora Peirópolis lança no dia 6 de agosto, às 19h30, na Livraria HQMIX, em São Paulo, o sétimo volume da série “Clássicos em HQ”, Auto da barca do inferno em quadrinhos, clássico do dramaturgo português Gil Vicente, ressurge neste álbum pelas mãos do cartunista Laudo Ferreira. Seguindo a proposta da série, a editora manteve o texto original de 1517, recriando em quadrinhos os memoráveis diálogos entre os mais diversos tipos representantes da sociedade medieval, o Diabo e o Anjo no dia do juízo final. As cores são do arte-finalista Omar Viñole, parceiro de Laudo Ferreira neste e em outros trabalhos.

Laudo Ferreira acredita que a versão em quadrinhos é uma forma de aumentar o interesse dos jovens por obras clássicas. “Às vezes, um texto de determinada obra é muito rebuscado com uma escrita arcaica e isso, com certeza, gera um desinteresse. O quadrinho faz uma ponte entre o clássico e imagens modernas, despertando no leitor a curiosidade pela obra e por seu contexto”.

Foram quase sete meses de trabalho e criação para a versão em HQ do Auto da barca e Laudo Ferreira se preocupou em dar sutileza às ilustrações para que elas complementassem o texto original, sem ofuscá-lo. “É importante que haja o interesse pela obra. No meu caso, trabalhei como se Gil fosse um roteirista que desenvolveu um texto para eu desenhar. E, nesse processo, consegui manter a originalidade da obra e ilustrá-la de forma que os desenhos também contem a história sem ser necessário o leitor ler o que está nos balões para entender o que acontece na cena”, destaca Ferreira.

Quem também reforça a importância dos traços do quadrinista é Maurício Soares Filho, autor do prefácio do livro. “Os desenhos de Laudo Ferreira fazem com que muitas vezes nos sintamos no meio da cena. Ele apresenta praticamente um storyboard do texto, que aparece pronto para ser ‘assistido’ pelo leitor”, completa.


Auto da barca do inferno em quadrinhos
Autor: Gil Vicente
Versão em quadrinhos: Laudo Ferreira
Formato: 20,5 x27 cm
Nº de páginas: 56
Preço: R$ 35,00

Fonte:COMMUNICA BRASIL