Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Desafio culinário

Desafio culinário

Publicada em : 01/11/2018

Aluna da Etec de Santo André vence desafio culinário e ganha curso na Itália

divulgação
Com um fettuccine ao ragu de linguiça suína flambado na cachaça, a estudante Mariane Fausto Felix venceu nesta segunda, 22, o desafio culinário Uma massa criativa dentro da tradição italiana. A disputa foi realizada entre alunos do curso técnico de Cozinha das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no laboratório da unidade Santa Efigênia, na Capital. Mariane, que estuda na Etec Julio de Mesquita, de Santo André, ganhou uma bolsa de estudos no Italian Institute for Foreigners (ICIF), em Piemonte, na Itália. O embarque deve ocorrer em outubro de 2019.
"Em casa sempre comemos linguiça com abóbora, então, coloquei esses ingredientes na receita. A cachaça dá o diferencial", conta a estudante. "Acredito que (a viagem à Itália) será uma experiência única, que vai me agregar conhecimento e cultura." A jovem está no segundo semestre do curso técnico e pretende seguir carreira na gastronomia. Mariane é formada  em Relações Internacionais, mas percebeu que sua verdadeira paixão está nas panelas.
Outros cinco estudantes participaram da final com receitas que transitaram entre o clássico italiano e a cozinha brasileira. Ana Caroline Alexandre da Silva, da Etec Camargo Aranha, ficou em segundo lugar com uma receita usando molho de beterraba e quiabo defumado e terá a oportunidade de estudar culinária italiana no ICIF do Brasil. Mais de 30 estudantes se inscreveram para a competição. A competição teve o apoio da Colavita.

Rumo à Itália

Mariane é a segunda aluna do Centro Paula Souza premiada com bolsa de estudos para estudar no ICIF italiano. Thayna Cruz, autora da melhor receita de risotos em um desafio no ano passado, embarcou em outubro e está estudando no Costigliole d'Asti, sede da instituição italiana, com todas as despesas pagas. Em novembro, ela inicia estágio em restaurante da região.
Conheça a receita vencedora de 2018:
Fettuccine ao Ragu de Linguiça Suína flambado na cachaça
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes:
Macarrão fettuccine Colavita a nido – 340g
Azeite – 50 ml
Linguiça suína – 400g
Cachaça branca – 50 ml
Cebola – 150g
Alho poró – 50g
Abóbora cabotiá = 100g
Alho – 60g
Molho de tomate pelado – 480g
Sal – 1g
Pimenta preta moída – 1g
Noz moscada – 1g
Tomilho (1 ramo) – 3g
Alecrim  (1 ramo) – 3g
Manjericão (1 ramo e folhas soltas) – 5g
Queijo parmesão ralado – 120g
Modo de preparo:
Tire a tripa da linguiça e corte a carne em pedaços pequenos. Em uma frigideira quente, coloque um fio de azeite e doure bem a linguiça. Acrescente uma dose de cachaça para deglaçar a panela e flambe.
Quando o álcool evaporar, adicione a cebola, o alho, a abóbora e o alho poró picados. Salteie, mexendo ocasionalmente, por cerca de cinco minutos. Adicione o molho de tomate pelado.
Acrescente as ervas (tomilho, alecrim e manjericão) em buquê garni.
Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até os tomates desmancharem. Caso seja necessário, coloque um pouco de água para não secar o molho.
Cozinhe o fettuccine em uma panela com 4 litros de água fervente com sal até ficar al dente. Tire o buquê do molho, tempere com sal e pimenta a gosto. Junte a massa ao molho.
Retire do fogo para servir em quatro pratos. Sirva com queijo parmesão ralado fresco e folhas de manjericão.

Fonte:Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza