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Equilíbrio emocional desde já pode garantir bom resultado no final do ano

Publicada em : 01/08/2017

Educadora e especialista em habilidades socioemocionais dá dicas essenciais para estudantes retomarem os estudos


Após um mês de férias, retomar a rotina de estudos pode exigir disciplina e atenção. Especialmente no segundo semestre, “quando é preciso fazer um balanço do que deu certo até agora e o que precisa ser mudado ou ajustado”, ressalta Tania Fontolan, diretora do Programa Semente.
Educadora há mais de 20 anos, Tania destaca cinco dicas essenciais para que os estudantes organizem a rotina com equilíbrio, evitando a ansiedade ocasionada pela falta de planejamento ao final do semestre e que pode comprometer o resultado acadêmico. Confira as dicas:
1. Faça um balanço do que deu certo até agora e o que precisa ser mudado ou ajustado
Se a aprendizagem no primeiro semestre foi satisfatória, mantenha o ritmo e a forma de acompanhamento das atividades e de estudo. Se não foi, avalie o que deu errado, por que deu errado e mude a forma e o ritmo.

2. Organize-se para obter o melhor desempenho
Se a rotina escolar precisa de ajustes, há um checklist básico que pode ajudar na avaliação do que precisa ser mudado. Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:
- Tenho acompanhado as atividades da escola com atenção?
- Minhas horas de sono foram suficientes para eu estar concentrado no momento das aulas?
- Realizo em casa as atividades orientadas e pedidas na escola (tarefas, pesquisas, etc.)?
- Ao realizar as atividades em casa, faço com determinação? Ou as realizo ouvindo música, assistindo à televisão, com celular ao lado?
- Quando encontro dificuldades, procuro e aproveito os recursos de apoio da escola (aulas de reforço, plantões de dúvidas, etc.)?
- Estudo no decorrer do curso ou apenas na véspera das provas?

3. Procure driblar a ansiedade com a aproximação do final do ano
- Quanto mais cedo começarem os eventuais ajustes de atitude e estudo, menor será a pressão por resultados ao final do ano.
- Dominar estratégias pessoais de autocontrole, superação de obstáculos e manutenção de foco aumentam a capacidade de lidar com as pressões.
4. Pratique o Autoconhecimento
Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima.
5. Busque o Autocontrole
Emoções e pensamentos podem ser regulados, controlados, contidos, dominados, compreendidos. Isso faz com que as atitudes sejam menos impulsivas e mais adequadas para atingir objetivos predeterminados, tanto pessoais, quanto acadêmicos.

Fonte:Mira Comunica