Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Vila Tarsila faz temporada gra...

Vila Tarsila faz temporada gratuita

Publicada em : 20/07/2011

"Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores". (Tarsila do Amaral)

Dia 6 de agosto de 2011, volta em temporada no Espaço Cultural Vivo, em São Paulo, o espetáculo de dança infanto-juvenil da Cia Druw Vila Tarsila, dirigido por Miriam Druwe e Cristiane Paoli Quito. Em um roteiro que valoriza o lúdico, “Vila Tarsila” joga luzes nas memórias de infância de Tarsila do Amaral, e remonta sua trajetória criativa, desde suas primeiras impressões sobre cores e formas, até as origens dos elementos que influenciaram diretamente em sua criação artística.

“Vila Tarsila” teve o apoio da 6ª edição da Lei do Fomento à Dança do Município de São Paulo e transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista, demonstrando que sua obra nasceu das experiências visuais das inúmeras viagens realizadas e das brincadeiras que recheavam as tardes na fazenda onde vivia em Capivari, interior de São Paulo, onde podia correr livremente entre pedras, árvores, cactus e brincar com bonecas feitas de mato, em contraponto com a educação francesa que recebeu de seus pais. Certamente, o ápice desse aprendizado foi o “Manifesto Antropológico”, criado em parceria com Oswald de Andrade em 1928 e que propunha a “devoração cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produtor de exportação”.

Druwe considera cada quadro da artista “como se fosse uma ‘vila Tarsiliana’ por onde se passeia, com ponte, lago, povoado... Cada obra é um passeio artístico!”. Um dos pontos que mais interessou à dupla de criadoras foi a faceta viajante de Tarsila, que a cada viagem empreendida registrava seus caminhos em forma de desenhos. Daí foram criados os proto-humanos, criaturas da natureza recorrentes na obra de Tarsila, presentes no universo mágico de quase todas suas telas. Nem humanos, nem animais, mas seres mágicos.

Serviço
De 6 a 28 de Agosto e dias 03 e 04 de setembro. Sábados, às 16h e domingos, às 15h
(Agendamento para escolas públicas, ONGs e instituições interessadas: pelo email ciadruw@radarcultural.com.br)

Espaço Cultural Vivo - Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi - São Paulo - SP
Telefone: (11) 7420-1520
Estacionamento Sistema Valet Parking – Na temporada de espetáculos R$ 15,00
Horário da bilheteria: terça-feira a domingo, das 14h às 20h ou até o início do espetáculo
Telefone Bilheteria: (11) 7420-1520
Lotação: 290 lugares
Ingressos: Entrada franca (os ingressos serão distribuídos uma hora antes)

Fonte:Canal Aberto Assessoria de Imprensa