Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Volpone

Volpone

Publicada em : 07/01/2016

Sob direção de Neyde Veneziano e com Chico Carvalho no papel título

Heloisa Bortz
O autor é considerado um dos três pilares da era elisabetana, junto com Marlowe e Shakespeare.  Seu texto revolucionário foi encenado por grandes atores como Jose Ferrer, Orson Wells e Jackie Gleason. No Brasil, foi encenado nos anos cinquenta com os magníficos  Ziembinski e Walmor Chagas, e nos anos setenta por Laerte Morrone, Laura Cardoso e Ney Latorraca.

Apresentado pela primeira vez no fim de 1605 e início de 1606, o texto é uma das principais obras da era elisabetana, permanecendo com vigor até nossos tempos. Volpone, um milionário falido de Veneza, arquiteta uma plano, junto com seu fiel empregado Mosca, para recuperar sua fortuna. Espalhando a falsa notícia de que está nos estertores da morte e que sua ¨fortuna¨ será deixada em testamento a um só herdeiro, os abutres da cidade começam a oferecer toda espécie de favores para se tornarem herdeiros. Um jogo que envolve corrupção e sedução vai revelando os mais profundos instintos de ganância, avareza, falta de moral e ética frente ao dinheiro.

Essa adaptação é composta de 8 atores, representando 11 personagens. Volpone, o milionário falido; Mosca, seu fiel empregado; Voltore, o advogado corrupto; Corvino, um comerciante; sua filha Célia e sua empregada Serpina; Corbaccio, um velho surdo usurário; seu filho militar Bonario; Urraca, a viúva especializada em encontrar noivos moribundos; o soldado e o Juiz. No palco os atores Chico Carvalho (Volpone), Claudinei Brandão (Corbaccio), Dirceu de Carvalho (Bonário e Voltore), Eliana Rocha (Urraca), Fabio Espósito (Corvino), Fabíola Moraes (Célia e Serpina), Gabriel Miziara (Mosca), Guryva (Soldado e Juiz), além do músico Fabio Martinelli vivem os personagens que remetem a figuras de animais predadores e aves de rapina, tornando a farsa divertida e provocadora.

Mosca, junto com Volpone, traça as estratégias para tirar dinheiro e bens de todos, que por sua vez oferecem fortunas em troca de serem nomeados herdeiros únicos. Voltore dá uma bandeja de ouro, Corvino leva pedras preciosas e chega a oferecer sexualmente sua esposa para recuperar o moribundo e ficar com a fortuna. Corbaccio deserda seu único filho em troca da suposta herança. Urraca, percebendo que o moribundo já não reconhece ninguém, se apresenta como noiva e com isso que apressar o casamento para se tornar herdeira.

"Nossa montagem tenta manter-se leal ao formato original, preservando a palavra traduzida sem fazer concessões ao riso fácil de adaptações banais, embora atualize expressões e apresente cortes significativos no caudaloso texto de Ben Jonson.", comenta a diretora Neyde Veneziano


SERVIÇO

Teatro MuBE Nova Cultural - Rua Alemanha, 221 - Jardim Europa
Temporada: De 22 de janeiro a 13 de março
Sextas e sábados 21h30, domingos 20h30
Ingressos: R$ 50 (sextas) e R$ 60 (sábados e domingos)
Duração:
Lotação: 192 lugares

Fonte:Pombo Correio