Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ “Futebol Voador”

“Futebol Voador”

Publicada em : 07/10/2014

Cia Base apresenta o espetáculo

Divulgação
CIA BASE, companhia conhecida por seus espetáculos sensoriais de dança vertical em prédios, pontes e guindastes estreia em São Paulo o primeiro espetáculo do mundo realizado num balão de gás hélio a 20 metros de altura e contará a História do Futebol

A premiada CIA BASE que foi destaque no Festival Internacional do Circo no Rio de Janeiro, estreia o espetáculo “Futebol Voador” em São Paulo nos dias 10 no Vale do Anhangabaú e  11 de outubro no CERET – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador no Tatuapé. A Cia une circo, teatro e dança vertical. A apresentação conta a história da chegada do futebol no Brasil por meio de aparelhos aéreos montados num balão de gás hélio, onde artistas/jogadores superam os limites da gravidade e deixam o esporte em evidência.

Com texto e direção de Cristiano Cimino, figurinos de Heitor Werneck, coreografias de Laíz Latenek  e patrocínio da Topper , a CIA BASE também coloca em cena jogadores de freestyle, Pedro Oliveira, que realizam dezenas de acrobacias, embaixadinhas e peripécias com uma bola ou a equilibra em várias partes do corpo, baseando-se na arte de compor sequências de manobras, unindo controle, criatividade e dificuldade. O corpo interage com a bola usando a moderna linguagem do futebol freestyle.

Associando teatro, circo, futebol e dança a CIA BASE é referência no cenário brasileiro de dança vertical e vem criando um discurso poético a partir da relação com os espaços abertos, desta vez será com o futebol, a gravidade estarão integrados pelas: cordas, cabos, redes e elásticos que expandem o movimento até o limite do corpo. Acrobatas jogadores e bailarinas saltam, voam, defendem, jogam, flutuam e driblam criando formas geométricas, atingindo os sentidos, transmitindo sensações e hipnotizando o espectador com movimentos inspirados no futebol. O choque vigoroso do circo com a leveza da dança, a expressividade do teatro e a força do futebol.

“O espetáculo ‘Futebol Voador’ constrói um corpo que atua nos limites do esporte num diálogo com a cidade, onde artistas em situação de risco formam um ambiente que se move em diversas estruturas aéreas na direção de um circo-jogo-dança gravitacional”, explica o diretor Cristiano Cimino.

O espetáculo recria de forma lúdica a viagem à Inglaterra do estudante brasileiro Charles Miller, que descobriu no final do século XIX uma prática esportiva muito comum naquele país: o futebol. Ao voltar para o Brasil, Charles trouxe em sua mala uma pequena pelota, chuteiras, camisetas e um livro de regras. A partir daí, acontecem diversas cenas que remontam trechos do primeiro jogo de futebol realizado no Brasil.

As coreografias são feitas no solo e espaço aéreo, culminam com o sonhado e difícil voo num balão em forma de bola de futebol, a 20 metros de altura.

No primeiro tempo, os artistas/jogadores entram trajando os uniformes da primeira partida realizada no Brasil por Charles Miller e simulam movimentos que compõem cenicamente uma partida de futebol. No segundo tempo, os jogadores vestem uniformes mais contemporâneos com chuteiras coloridas e com movimentos mais intensos, simulações de jogadas e efeitos com a bola voadora em coreografias vigorosas e plásticas.


Serviços:

Cia Base – Futebol Voador
Dia : Sexta-feira, 10/10
Local: Vale do Anhangabaú
Horário: 12:30 hs
Evento Gratuito

Cia Base – Futebol Voador
Dia- Sábado, 11/10
Local : CERET - Rua Canuto Abreu, s/n, Vila Regente Feijó, São Paulo, SP – 2671.8788
Horário: 10 hs e 12 hs (2 apresentações)
Evento Gratuito

Fonte:CIA BASE - Tag & Line - Comunicação e Eventos