Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Oficinas Culturais

Oficinas Culturais

Publicada em : 07/10/2014

Abrem mais de 1.700 mil vagas para atividades gratuitas na capital paulista

KarinaFranca
A partir do dia 7 de outubro, as Oficinas Culturais – programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abrem inscrições para atividades gratuitas do 4º trimestre do ano em todo o Estado. São oficinas, minicursos, workshops, palestras, shows, seminários e espetáculos, totalizando 340 atividades e 13.673 mil vagas. Na capital, as unidades oferecem 1.780 mil vagas e 74 atividades gratuitas. A programação completa de todas as Oficinas Culturais está disponível no site www.oficinasculturais.org.br

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, promove, a partir de 20 de outubro, o Projeto Voodoohop, em parceria com a Casa do Povo. São três workshops que propõem intervenções artísticas no bairro – e com o bairro: a ideia é apurar o olhar dos transeuntes, residentes e trabalhadores para as particularidades do Bom Retiro, tão diverso em culturas e etnias, valorizando a ideia do cidade como lugar de encontro. As inscrições para o Workshop: Construção de Mobiliário, o Workshop: Introdução ao DJ Set e Produção Musical e o Workshop: Fotogincana para Exploradores podem ser feitas a partir de 7 de outubro no site das Oficinas Culturais.

Outro destaque é a Oficina de Vídeo: Educa Claquete Ação, que será coordenada pela produtora Keu Maria entre 13 e 24 de outubro. A atividade, promovida pela Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, objetiva a realização de um vídeo de curta-metragem, passando por todas as suas etapas: do roteiro até a exibição. O filme produzido participará de uma sessão exclusiva do 2º Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação que acontece entre 26 e 28 de novembro.  Dedicado à exibição de curtas-metragens com temática educacional, cultural, esportiva ou ecológica, o festival contará também com debates e oficinas de vídeo. Parceira do avento, a Volpi exibirá dez curtas convidados, seis curtas produzidos nas oficinas de vídeos e cinco curtas inéditos que participarão da mostra competitiva.

A Oficina Cultural promove também, entre 15 de outubro e 6 de novembro, o Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade.  Em sua edição do Ciclo de Estudos, a Oficina Cultural Alfredo Volpi apresenta dois núcleos sequenciados – A Arte da Periferia e Cultura Popular –, com uma série de atividades que darão um panorama geral e promoverão uma troca de experiências entre diversas expressões artístico-culturais, originárias de diferentes épocas e contextos, que estão presentes e se inter-relacionam no cotidiano da metrópole.

Um dos destaques da programação da Oficina Cultural Luiz Gonzaga, em São Miguel Paulista, é a Oficina de Dança Afro, coordenada pela dançarina e coreógrafa da Cia. Lelê de Oyá, Kelly Santos. A atividade, que acontece entre 16 de outubro e 27 de novembro, explorará os elementos gestuais e o universo rítmico característicos da dança afro brasileira, a partir de referências dos mestres King, Pitanga e Augusto Omolú. Exercícios de composição coreográfica propiciarão a criação de narrativas que culminarão em uma apresentação final.

A unidade promove também o Workshop de Iniciação Teatral, com a atriz, produtora e arte-educadora Tatiana Mohr. A atividade acontece entre 17 de outubro e 28 de novembro e proporá experiências básicas na arte teatral, por meio de jogos e exercícios de improvisação, de expressão corporal e vocal e de interpretação.

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, em Cohab Taipas, promove, no dia 12 de outubro, a 1ª Feira de Artes da Oficina Cultural Maestro Juan Serrano. Em ação conjunta com a comunidade local, a unidade realiza sua 1ªFeira de Artes no Dia das Crianças, a partir das 11h, trazendo uma série de atrações realizadas por artistas colaboradores da Oficina Cultural, como o Ensaio Geral de Percussão, e as apresentações de esquetes teatrais. Durante toda a programação haverá uma transmissão on line de rádio coordenada pelo radialista Luciano Jr.

Por fim, a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade promove a Oficina: Literatura, Moda e Identifique – A Escrita de Si como Signo do Mundo. Coordenada pelo pesquisador e produtor cultural Brunno Almeida Maia e pelo estilista e figurinista Eduardo Laurino, a atividade acontece entre 30 de outubro e 27 de novembro. As inscrições para a atividade devem ser feitas pelo site das Oficinas Culturais, na seção da Casa Mário de Andrade.

A oficina pretende estabelecer um diálogo multidisciplinar entre filosofia, história, história da moda e literatura, partindo do universo ficcional como ponto de apoio, para entender como dois conceitos – literatura e moda – abrem a possibilidade de criação para escritores ou criadores de imagens (dança, teatro, moda, etc.). Ao longo da atividade, paralelamente aos debates teóricos, os participantes construirão um caderno de artista, como suporte linguístico e imagético para futuras criações, sejam elas nas áreas de moda, literatura, teatro, cinema ou dança.

Sobre as Oficinas Culturais

Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos 32 municípios de Região Metropolitana.

No 4º trimestre de 2014, as Oficinas Culturais Amácio Mazzaropi e Terceira Idade, que ocupavam o mesmo prédio no Brás, estão de mudança para um novo espaço. Por isso, temporariamente, as atividades estão suspensas.

Em cada Oficina Cultural são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.

Serviço:

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Bom Retiro
PROJETO VOODOOHOP
Realização: Oficina Cultural Oswald de Andrade e Casa do Povo/ Projeto Nossa Voz
Coordenação: Caroline Barrueco, Daniel Lie e Florence Moles (Coletivo Voodoohop)

► WORKSHOP: CONSTRUÇÃO DE MOBILIÁRIO
Coordenação: Jan Nehring e Elliot Fouchy
20/10 a 10/11 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30
Inscrições: 1 a 13/10 (16 vagas)
Seleção: carta de interesse e currículo
Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina Cultural Oswald de Andrade)
Gratuito

► WORKSHOP: INTRODUÇÃO AO DJ SET, COM ABLETON LIVE, E DE PRODUÇÃO MUSICAL, COM MPC 2000
Coordenação: Marina Sarno (Urubu Marinka) e Walter Abud (DJ Abud)
21/10 a 11/11 – terças-feiras – 18h30 às 21h30
Inscrições: 1 a 14/10 (16 vagas)
Seleção: carta de interesse e currículo. Pré-requisito: ter laptop próprio, fones e controladora (este último item é opcional)
Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina Cultural Oswald de Andrade)
Gratuito

► WORKSHOP: FOTOGINCANA PARA EXPLORADORES
Coordenação: Caroline Barrueco
22/10 a 5/11 – quartas-feiras – 18h30 às 21h
Inscrições: 1 a 15/10 (16 vagas)
Seleção: carta de interesse e currículo
Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina Cultural Oswald de Andrade)
Gratuito

Oficina Cultural Alfredo Volpi – Itaquera
OFICINA DE VÍDEO: EDUCA CLAQUETE AÇÃO
Coordenação: Keu Maria
13 a 24/10 – segunda a sexta-feira – 14h às 17h
Inscrições: 7 a 11/10 (15 vagas)
Seleção: questionário entregue na Oficina Cultural
Atividade gratuita

MOSTRA: 2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EDUCA CLAQUETE AÇÃO
Realização: Objetiva Produções Cinematográficas
Patrocínio: Ministério da Cultura
26 a 28/11 – quarta a sexta-feira – 15h
Indicação: livre
Gratuito

CICLO DE ESTUDOS SOBRE CULTURA TRADICIONAL E CONTEMPORANEIDADE
Todas as atividades são gratuitas

NÚCLEO 1: A ARTE DA PERIFERIA
► OFICINA DE GRAFITE E STENCIL
Coordenação: Renato Ursine
5/10 a 12/11 – segundas e quartas-feiras – 14h30 às 17h
Inscrições: 7 a 13/10 (12 vagas)
Seleção: carta de interesse e desenho de tema livre entregues na Oficina Cultural
Exposição
Abertura: 13/11 – quinta-feira – 15h
Visitação: 14 a 28/11 – segunda a quinta-feira – 13h às 22h | sextas-feiras e sábados – 10h às 18h
Indicação: livre

► OFICINA DE DANÇA DE RUA
Coordenação: Dudu Matos
21/10 a 11/11 – terças e quintas-feiras – 14h30 às 17h
Inscrições: 1 a 13/10 (20 vagas)
Seleção: aula aberta (16/10 – quinta-feira – 14h30 às 17h)

► OFICINA DE DJ
Coordenação: DJ Fhak
16/10 a 11/11 – terças e quintas-feiras – 14h30 às 17h
Inscrições: 1 a 14/10 (12 vagas)
Seleção: carta de interesse entregue na Oficina Cultural

► ENCONTRO DE CULTURA DA PERIFERIA
13/11 – quinta-feira – 15h
Classificação: livre
30 lugares
NÚCLEO 2: CULTURA POPULAR

► OFICINA DE PERCUSSÃO POPULAR
Coordenação: Bob
16/10 a 4/12 – quintas-feiras – 19h às 21h30
Inscrições: 7 a 14/10 (15 vagas)
Seleção: carta de interesse entregue na Oficina Cultural

► OFICINA DE DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS
Coordenação: Kelly Santos
5/11 a 3/12 – segundas e quartas-feiras – 19h às 21h30
Inscrições: 7/10 a 1/11 (20 vagas)
Seleção: aula aberta (3/11 – segunda-feira – 19h às 21h30)

► OFICINA DE BONECOS GIGANTES: SERES FANTÁSTICOS DO BRASIL
Coordenação: Jefferson Cristino
6/11 a 4/12 – terças e quintas-feiras – 19h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7/10 a 5/11 (15 vagas)
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural

► ENCONTRO DE CULTURA POPULAR
6/12 – sábado
Classificação: 16 anos
Programa:
17h: Resultado das oficinas do Núcleo de Cultura Popular
19h: Intervenção do Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes
19h30: Apresentação do Grupo Batakerê – Ritmos e Danças

Oficina Cultural Luiz Gonzaga – São Miguel Paulista
OFICINA DE DANÇA AFRO
Coordenação: Kelly Santos
16/10 a 27/11 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 7 a 15/10 (20 vagas)
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
Atividade gratuita

WORKSHOP DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Tatiana Mohr
17/10 a 28/11 – sextas-feiras – 14h30 às 17h30
Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 7 a 15/10 (20 vagas)
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
Atividade gratuita

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Cohab Taipas
1ª FEIRA DE ARTES DA OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
Data: 12 de outubro, domingo
Horário: 11h às 16h
Local: defronte à Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Classificação: livre
Atividades gratuitas

Programa:
11h: ENSAIO GERAL DE PERCUSSÃO
Coordenação: Mauro Camargo
12h: APRESENTAÇÃO DE ESQUETES TEATRAIS
Coordenação: Lucélia Machiaveli
13h: DJ NA PISTA
Coordenação: DJ Sidnei Dantas
14h: POCKET SHOW: A CAPOEIRA E SUA ARTE
Coordenação: Mestre Coruja
15h: ESPETÁCULO: CINDELEIDE VAI À FARRA DO BOI
Cia. Ei psiu! É teatro
Durante toda a programação:
TRANSMISSÃO ON-LINE DE RÁDIO
Operação: Luciano Jr.

Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade – Barra Funda
OFICINA: LITERATURA, MODA E IDENTIDADE – A ESCRITA DE SI COMO SIGNO DO MUNDO
Coordenação: Brunno Almeida Maia e Eduardo Laurino
30/10 a 27/11 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Inscrições: 7 a 22/10 (15 vagas)
Seleção: questionário
Atividade gratuita
Inscrições no site www.oficinasculturais.org.br (seção Oficina da Palavra)

Informações:

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Contato:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |  oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Victório Santin, 206 - Itaquera - Cep: 08290-000 - São Paulo - SP (A partir de 25/10/2014 a unidade passa a funcionar na Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - Cep: 08210-090)
Contato: (11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h
Durante o mês de Agosto a Outubro: segundas das 13h às 22h
Inscrições - Programação de Férias: Segunda-feira a sexta-feira das 13h às 22h | Sábados das 10h às 18h 
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento

Oficina Cultural Luiz Gonzaga
Coordenador: Sacha Arcanjo
Rua Amadeu Gamberini, 259 - São Miguel Paulista - Cep: 08010-110 - São Paulo - SP
(11) 2956-2449 / 2058-1200 | luizgonzaga@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Rua Joaquim Pimentel, 200 - Cohab Taipas - Cep: 02815-100
São Paulo - SP
Telefone: Telefone: (11) 3994-3362 / 3971-3640
E-mail: juanserrano@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábado das 13h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento

Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade
Coordenador: Rosa Artigas
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 |
E-mail: casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h | Sábado das 9h às 13h
Inscrições: Segunda a sexta-feira das 14h às 20h | Sábados das 9h às 13h
OBS: não possui estacionamento.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural
OBS: Não possui estacionamento

Fonte:Assessoria de Imprensa – Oficinas Culturais