Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O Saci tá aqui!

O Saci tá aqui!

Publicada em : 04/09/2014

Presença de sacis no Parque da Água Branca motiva programação cultural do Espaço de Leitura

Divulgação
Relatos de frequentadores e funcionários sobre o aparecimento de sacis no Parque da Água Branca têm deixado alguns com o pé atrás e outros assustados. Diante deste fato extraordinário, o Espaço de Leitura decidiu investigar a presença de sacis em seu entorno.

Para comandar a pesquisa, convidamos o historiador, saciólogo e documentarista Rudá K. Andrade, que, ao iniciar seu trabalho, foi surpreendido pela descoberta de uma coleção de sacis, além de um inventário e um testamento, comprovados como de autoria do professor Martins de Sá Sylva Pereira.

Esta coleção inédita revela a diversidade de sacis que foram encontrados e catalogados pelo professor Sá Sylva. Contemporâneo de Monteiro Lobato, os estudos do professor complexifica a realidade sócio-sacizística estimada inicialmente pelo autor do Sítio do Picapau Amarelo.

Ainda atônito diante de tal descoberta, o historiador deparou-se com um grupo de crianças caçando sacis em um dos bambuzais do parque. Segundo os jovens, eles conseguiram capturar seis sacis. 

Diante de inúmeros indícios e fatos incontestáveis, o Espaço de Leitura resolveu celebrar a presença do peralta, dedicando a ele a programação de setembro e outubro, intitulada: O Saci tá aqui!

Entre as atividades da programação cultural, destacam-se as narrações de histórias e oficinas artísticas que abordam o universo do saci, gincana de busca ao saci e a exposição O colecionador de Sacy*.
(*) Sacy é um nome tupi-guarani, por isso foi grafado inicialmente com “y”. Atualmente, após as reformas ortográficas, é grafado com “i”. Alguns saciólogos mantém a escrita original: sacy.

Confira a programação completa do mês! Todas as atividades são gratuitas e organizadas pelo Espaço de Leitura:

Todos os sábados e domingos
Às 11h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos participam de brincadeiras, leituras, conversas e oficinas propostas pelo educativo do Espaço de Leitura. A cada edição, uma atividade diferente e divertida.

Todos os domingos
Das 12h30 às 14h
Gincana educativa
ONDE ESTÁ O SACY?
Com Marília Carvalho e Camila Feltre
Todos os domingos, o Espaço de Leitura propõe uma atividade percorrendo o Parque da Água Branca em busca dos sacys. As crianças e seus acompanhantes são convidados a caminhar por onde eles foram vistos, onde deixaram vestígios e onde suas histórias acontecem. Uma oportunidade única e desafiadora.

Sábado, 6
12h30
Oficina de desenho
VAMOS DESENHAR SACIS
Com José Luiz Ohi
A proposta é despertar na criança o mito do sacy. Este brincalhão povoa o imaginário dos pequenos e, com suas estripulias, une as antigas e novas gerações do povo brasileiro. As crianças serão convidadas a apresentar o seu próprio sacy, somente ao final da atividade é que haverá a intervenção do ilustrador Ohi, que ensinará a todos como desenhar um dos tipos de sacy. A técnica é livre.

15h
Teatro de bonecos
O CORONEL E O CURUPIRA
Com Teatro Por Um Triz
Em um lugar no interior do Brasil, vive um coronel muito mandão. Ele deseja que sua filha, Ritinha, conquiste um noivo rico e decide fazer uma festa, para que os pretendentes possam conhecê-la. Ele não sabe, mas sua filha está apaixonada por um marinheiro. Para fazer o churrasco da festa, o coronel tenta capturar o Bumba Meu Boi. Como não consegue, vai até a mata tentar caçar um animal e lá encontra o curupira.  O espetáculo utiliza bonecos de luva, vara e manipulação direta, mesclando técnicas tradicionais e contemporâneas de confecção e manipulação dos bonecos.
Domingo, 7
15h
Narração de histórias
O SACI
Com Paula Lisboa e Marina Siqueira
Juntando alguns depoimentos pessoais às ideias do livro "A risada do saci", de Regina Chamlian e Helena Alexandrino, as atrizes trazem ao público algumas das peripécias desse ser encantado brasileiro que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no saci?

Sábado, 13
12h30
Oficina de Teatro de Sombras
BRINCANDO COM A SOMBRA DO SACI
Com Maria Nireuda Longobardi e Danielle Longobardi
A partir das histórias compartilhadas entre os participantes sobre o saci, as arte-educadoras Nireuda e Danielle farão uma grande ilustração deste ser encantado, que será recortada em forma de silhueta. Com um foco de luz, os participantes aprendem a trabalhar a projeção das sombras dos personagens em um palco que também será construído por todos.

15h
Apresentação musical
CIRANDA CHORADA
Com Grupo Coisa Antiga
Na apresentação Ciranda Chorada, o quinteto de choro e samba Coisa da Antiga resgata o cancioneiro popular infantil. É um espetáculo interativo que proporciona a participação de crianças de todas as idades nas brincadeiras que foram coletadas de todos os cantos do Brasil.
Domingo, 14
15h
Narração de histórias
A HISTÓRIA DO SACY POR TIO BARNABÉ
Com João Acaiabe
O ator João Acaiabe conta como foi o dia em que Tio Barnabé, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, viu o saci pela primeira vez. O relato divertido e alegre traz mais uma das peraltices do travesso de uma perna só!

Sábado, 20
12h30
Oficina de mini teatro de vara
MINI TEATRO DE VARA COM O SACI
Com Maria Nireuda Longobardi e Danielle Longobardi
A partir do compartilhamento de histórias sobre o danadinho do Saci, os participantes da oficina farão personagens em vara e um palco para brincar, criar e narrar as histórias.
Sábado, 20
15h
Narração de histórias
HISTÓRIAS DO SER TÃO IMENSO
Com Leandro Medina e Cimara Fróis
SER TÃO IMENSO é o encontro da palavra com a memória, do tempo com a saudade. São contos e cantos que abordam o amor, o trabalho, a fé e a esperança do povo brasileiro que vive na Caatinga.

Domingo, 21
15h
Narração de história
ARMAZÉM DO FOLCLORE
Com Kiara Terra
O saci, a iara, o curupira, o bicho-papão, o lobisomem e muitas outras personagens do imaginário popular se reúnem na narrativa interativa trazida por Kiara Terra. As frases feitas, adivinhas, ditados, trava-línguas são o tempero desse encontro entre as nossas histórias mais inusitadas e o folclore brasileiro cuidadosamente colhido pelo olhar atento de Ricardo Azevedo.

Sábado, 27
12h30
Jogo de intervenção
TECEDORES DE CAMINHOS
Com Carolina Velasquez e Stella Ramos
A proposta deste encontro é transformar o Espaço de Leitura e arredores em um grande tabuleiro: um jogo com peças, regras e desafios dispostos pelo parque. Os participantes serão jogadores que escolherão seus caminhos e regras em grupo, trocarão impressões e decisões, criarão outros desafios para os próximos jogadores e visitantes do Espaço de Leitura e deixará seu rastro, como uma grande teia, produto testemunha do trajeto e conquistas percorridas.

15h
Apresentação musical
RACAUÍ – CANTIGAS DAQUI E DALI
Com Grupo Racauí
Racauí é um grupo de músicas autorais que trabalha personagens, fantasias, sonhos e verdades, aproximando música, palavra e crianças em uma só brincadeira. O repertório contempla vários ritmos brasileiros e é resultado da pesquisa do grupo formado por três compositores, que tem como propósito expandir a música infantil.

Domingo, 28
15h
Narração de histórias
A história do Sacy por Tio Barnabé
Com João Acaiabe
O ator João Acaiabe conta como foi o dia em que Tio Barnabé, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, viu o saci pela primeira vez. O relato divertido e alegre traz mais uma das peraltices do travesso de uma perna só!


EXPOSIÇÃO QUIOSQUE: O COLECIONADOR DE SACYS
De 06 de setembro até 1 de novembro
No porão de uma das casas do Parque da Água Branca, foi encontrada uma coleção de centenas de sacys engarrafados e catalogados. Esta coleção está em exposição no Espaço de Leitura, mas só até dia 1 de novembro, quando os sacys serão soltos pelos visitantes. A soltura era um desejo do Colecionador de Sacys, Clementino, solicitado em seu testamento.

EXPOSIÇÃO PAINÉIS: SACY EM FOCO
Até 2 de novembro
Na tentativa de esclarecer e responder aos questionamentos sobre a presença de diversos sacys no Parque da Água Branca, foi selecionada uma série de reportagens de importantes veículos da imprensa nacional. Essas matérias estão expostas em 12 painéis onde o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo dos sacys.

Toda sexta, das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
O Clube de Leitura está aberto a todos os interessados em prosear sobre contos, poesias e afins. A proposta é degustar o prazer de trocar opiniões e experiências literárias. A cada encontro, um texto diferente. Participe!
Quando: toda sexta-feira. Das 13h às 14h.


Todo domingo, das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS

Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura atende crianças de entidades sociais de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5777
educativo@espacodeleitura.org.br

Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa sediada no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e, principalmente, proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo.
Terça das 10 às 17 horas e de quarta a domingo das 9 às 18 horas.
Parque da Água Branca Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes
Tel.: 11 2588-5918
contato@espacodeleitura.org.br
facebook.com/espacode.leitura
www.espacodeleitura.org.br

Fonte:Espaço de Leitura