Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Museu Arte Sacra de São Paulo

Museu Arte Sacra de São Paulo

Publicada em : 21/07/2014

Museu homenageia os 200 anos de restauração da companhia de Jesus

Divulgação
Divulgação
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP exibe Ad Maiorem Dei Gloriam: 200 anos de restauração da Companhia de Jesus, com curadoria de Dalton Sala e museografia de Maria Alice Milliet e Sílvia Bressiane. A mostra conta com diversas obras significativas – entre esculturas, talhas e pinturas - e alguns textos que traçam uma linha do tempo com a história dos jesuítas, especialmente no Brasil.

A exposição reúne obras do acervo do MAS-SP que se relacionam com a evangelização praticada pelos jesuítas, contando a trajetória da Companhia desde sua fundação até os dias de hoje, com especial atenção à produção cultural e artística associada a sua ação catequizadora. Obras como as esculturas representando Santo Inácio de Loiola, São José e São Francisco Xavier, bem como uma tela de 1897 retratando Padre Anchieta, pintada por Benedito Calixto de Jesus em 1897, são alguns dos destaques.  

Fundada em 1534 e reconhecida pelo Papa Paulo III em 1540, a Companhia de Jesus, também conhecida como a ordem dos jesuítas, foi liderada por Inácio de Loyola e teve atuação marcante na expansão ultramarina de Portugal e Espanha, disseminando o Evangelho aos pagãos e nas novas terras descobertas. Não obstante as dimensões dessa obra, injunções políticas pressionaram o papa Clemente XIV a suprimir a Companhia por meio da bula Dominus ac Redemptor, em 21 de julho de 1773. 41 anos depois, em 7 de agosto de 1814,  outra bula papal restaurava a Companhia de Jesus: “os padres retomaram seu trabalho de catequese e de educação, culminando com a eleição de um padre jesuíta para ocupar o trono de São Pedro, em 2013, com o nome de Francisco I.”, comenta Dalton Sala.

Exposição  Ad Maiorem Dei Gloriam: 200 anos de restauração da Companhia de Jesus
Curadoria  Dalton Sala
Museografia  Maria Alice Milliet e Sílvia Bressiane
Abertura  7 de agosto de 2014, quinta-feira, às 19h
Período  8 de agosto a 14 de setembro de 2014
Local   Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326-5393 - visitas monitoradas
Horário  De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso  R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados
Técnica  esculturas, talhas e pinturas
Dimensões  Variadas
Divulgação

Fonte:Museu de Arte Sacra de São Paulo