Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Projeto Tocar

Projeto Tocar

Publicada em : 18/07/2014

Abre inscrição para preenchimento de 80 novas oportunidades para aulas de música gratuitas em São Paulo

Divulgação
O Projeto Tocar – projeto social que oferece oportunidade para crianças e adolescentes estudantes da rede pública de São Paulo, abre inscrições para preenchimento de 80 novas oportunidades distribuídas nas modalidades de bateria, baixo, guitarra, teclado e violão.

Idealizado por Fi Bueno e produzido pela Árvore Cultural, o Projeto Tocar teve início em 2007, na ONG Cidade Escola Aprendiz e na Escola Casa da Música. Desde 2012 é amparado por iniciativa de lei de incentivo cultural – Lei Rouanet, para atender crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 a 16 anos que nunca tiveram a chance de estudar música em uma escola de música especializada.

A metodologia consiste num processo basicamente empírico de aprendizagem do instrumento escolhido pelo aluno, desenvolvida pelo diretor artístico, Fi Bueno.

“Nos dois primeiros anos, foi notável a velocidade de aprendizado da maioria dos alunos do nosso projeto e por trabalharmos com aulas coletivas, um aluno sempre puxava o outro para aprender mais rápido e melhor.”, destaca Fi Bueno, diretor artístico e idealizador do Tocar.

Em sua terceira célula que acontece no GOTI, zona sul da Capital, o projeto que já resgatou mais de 500 crianças conta em 2014 com o patrocínio das empresas Bio Energias e CCR Via Oeste.

“Ensinamos a tocar tocando junto com o aluno, diretamente com o instrumento sem o auxílio da partitura ou de qualquer papel. O ritmo é o principal "sujeito" desta metodologia e fazendo um ritmo no instrumento o aluno rapidamente aprende a tocar um acorde, uma melodia e rapidamente se envolve com a música. Os pais dos alunos ficaram impressionados com a rapidez com que seus filhos aprenderam a tocar os instrumentos e se destacarem na apresentação final no Teatro Santa Cruz.”, completa Fi Bueno.

Até o dia 11 de julho os alunos da rede pública do bairro da Pedreira, Zona Sul de São Paulo que estejam na faixa etária entre 10 e 15 anos podem se inscrever pessoalmente no GOTI, R. Delfim do Prata, 15A, ou pelo e-mail produção@arvorecultural.com.br , para preencher as 80 vagas disponíveis em turmas divididas nos períodos da manhã e tarde. As aulas tem duração de seis meses para cada modalidade e início previsto no dia 05 de agosto para os inscritos.


Projeto Tocar
Inscrição até: 11 de Julho.
Local: GOTI
Endereço: R. Delfim do Prata, 15A- Pedreira, São Paulo - SP
Detalhes para inscrição: Pessoalmente no GOTI, e-mail producao@arvorecultural.com.br ou telefone (11) 2478-9263
Quantidade de vagas: 80 vagas
Duração dos Cursos: 6 meses
Data prevista para início das aulas: 05 de Agosto
Turmas: Manhã e Tarde.
Para mais informações acesse http://www.projetotocar.com.br
Divulgação
Divulgação

Fonte:Assunto em Pauta