Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Instituto Cultural Capobianco

Instituto Cultural Capobianco

Publicada em : 24/06/2014

A montagem do premiado diretor Rafael Gomes é mais um fruto deste projeto promovido pelo ICC

Laura Del Rey
Terceiro espetáculo do projeto de residência artística promovido pelo Instituto Cultural Capobianco - que já apresentou duas montagens resultantes de processos de pesquisa e criação em suas dependências -, a peça Gotas D’água Sobre Pedras Escaldantes, nova montagem da Companhia Empório de Teatro Sortido, estreia dia 5 de julho, sábado, às 21 horas.

Escrita aos 19 anos pelo alemão Rainer Werner Fassbinder (1945-1982), a obra chega aos palcos pelas mãos do diretor Rafael Gomes (da peça Música Para Cortar Os Pulsos, Prêmio APCA 2010 de melhor espetáculo jovem e do vídeo Tapa na Pantera). Em cena, Luciano Chirolli, Gilda Nomacce, Nana Yazbek e Felipe Aidar.

O programa de residência do ICC já viabilizou processos de pesquisa e encenação dos espetáculos Cais ou Da Indiferença das Embarcações (Prêmio APCA de melhor texto, da Velha Cia, em 2013) e Antes de Partir, da diretora artística do Théatre du Voyage Interieur, da França, Lea Dant, em 2011.

O Instituto Cultural Capobianco também já possibilitou a vinda para o Brasil do dramaturgo espanhol Jose Sanchis Sinisterra (2010), a diretora franco-americana Léa Dant (2011) e o diretor russo Adolf Shapiro (2012). Gotas D’água Sobre Pedras Escaldantes é o segundo projeto de intercâmbio nacional com foco em montagem inédita.

Com patrocínio da Construcap desde o começo, o projeto tem o objetivo de criar uma via de acesso a diferentes dramaturgias e promover intercâmbio com artistas-criadores. O Instituto Cultural Capobianco, dirigido pela produtora cultural e atriz Fernanda Capobianco, contempla, assim, a montagem de mais um texto inédito, dessa vez de um consagrado autor alemão que combina humor e teor provocativo, capazes de entreter, perturbar e emocionar.

Segundo Fernanda Capobianco, a residência artística partiu da necessidade de fomentar uma produção cultural contribuindo para uma maior reflexão, incentivando novas práticas de vivência, processos criativos e troca de conhecimento. “Entrar e habitar um teatro de 1920, que antes foi uma residência, permite sensações, mudanças de costumes, ritmo e humor, que acredito serem fundamentais para o processo do ator-criador. Acredito neste incentivo como polo agregador entre artistas, comunidade e público,” explica.

Gotas D`Água seguiu o processo desenvolvido anteriormente para a montagem de Antes de Partir e Cais ou Da Indiferença das Embarcações. Durante três meses a Companhia Empório de Teatro Sortido, sob a direção de Rafael Gomes, ocupou a sala subterrânea do Instituto em um processo de imersão, com apoio financeiro para ensaios, leituras e temporada, com liberdade total de criação. “Rafael tem a capacidade de olhar o global e agregar outros artistas”, explica a produtora sobre a escolha de Gotas D’água Sobre Pedras Escaldantes.

SERVIÇO:

GOTAS D’ÁGUA SOBRE PEDRAS ESCALDANTES.
Estreia no dia 5 de julho, sábado, às 21 horas, no Instituto Cultural Capobianco. Endereço: Rua Álvares de Carvalho, 97, Centro (SP). Telefone: 3255-8065 / 3237-1187 Temporada: Sextas-feiras, às 21h30, sábados, às 21 horas e domingos, às 20 horas. Até dia 21 de setembro. Ingressos: R$30 e R$15. Capacidade: 35 lugares. Classificação: 14 anos. Duração: 90 minutos. Gênero: Drama.
ATENÇÃO: Caso tenha jogos do Brasil nos dias 4 e 13 de julho, não haverá espetáculo.

Fonte:ARTEPLURAL