Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Musical Turma da Mônica

Musical Turma da Mônica

Publicada em : 03/06/2014

Superprodução que ficou em cartaz em São Paulo e alcançou a marca de mais de 70 mil espectadores ganhou o prêmio de 'Melhor Produção'

Valentino Mello
O espetáculo 'Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta' venceu na categoria 'Melhor Produção' do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem na noite de ontem, 28 de maio, em celebração de gala ocorrida no HSBC Brasil. A 21ª edição do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, uma das maiores premiações artísticas do Brasil e única na América Latina da categoria, prestigiou os talentos mais marcantes do cenário teatral.

A cerimônia, que contou com abertura da curadora do evento, Luiza Jorge, teve a presença de diretores, produtores e atores que concorriam ao troféu, além de representantes da Secretaria de Estado da Cultura e também do SESC São Paulo.

“É uma honra receber este prêmio em nome da Maurício de Sousa Produções e em nome de tantas pessoas que trabalharam muito para levantar este projeto. Não há recompensa melhor! O nosso musical tem um significado muito especial porque é uma remontagem do primeiro espetáculo da Turma da Mônica, criado em 1978, e também porque no ano passado, em 2013, reestreamos justamente no ano do cinquentenário da personagem Mônica, uma data tão importante para todos nós. Vencer na categoria “Melhor Produção” nos incentiva a continuar produzindo espetáculos com qualidade, profissionalismo e sempre visando à cultura, educação e entretenimento”, diz o diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, Mauro Sousa, filho de Mauricio de Sousa e também diretor do espetáculo premiado.

Na próxima edição, o prêmio passa a se chamar Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e terá apoio da Secretaria do Estado e da Cultura. "Este prêmio tem como objetivo estimular a produção de espetáculos teatrais voltados a crianças e jovens. Há mais de 20 anos essa premiação é conhecida pela sua seriedade e capacidade de gerar talentos, além de garantir um resultado muito impactante para o seu público”, conta a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Ana Flávia Rodrigues.

'Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta'

O espetáculo “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta” (www.monicaromeuejulieta.com.br) foi marcado pelo sucesso de público, crítica e imprensa especializada. Em cartaz no Teatro Ohtake Cultural de maio a novembro de 2013, mais de 70 mil pessoas assistiram ao musical que recebeu quatro indicações ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem.

Baseado no clássico da literatura ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, com releitura de Mauricio de Sousa e de sua irmã, Yara Maura, o musical é adaptado ao estilo narrativo do universo da Turma da Mônica e contou com mais de 200 profissionais envolvidos, sendo 20 atores e bailarinos e mais de três toneladas de equipamentos de iluminação e cenografia no palco do musical.

O espetáculo, com duração de uma hora e vinte minutos, é embalado com 13 músicas compostas por Yara Maura e Marcio Araújo (in memorian) – também irmão do desenhista. As canções, que apresentam uma grande variedade de ritmos, inclusive os brasileiros como samba e baião, foram rearranjadas e regravadas sob a coordenação de Marcelo Souza, filho de Marcio Araújo.

A superprodução contou ainda com figurino de Fause Haten, que criou mais de 100 peças de roupa para o espetáculo – destaque para o vestido de baile da Julieta Monicapuleto, que levou aplicação de mais de 90 mil cristais; cenografia de Paulo Corrêa, criador dos sete grandiosos e superfuncionais cenários, divididos em três níveis, com todas as mudanças em cena aberta, o que as tornaram dinâmicas e lúdicas ao público; iluminação de Ney Bonfante, que utilizou mais de 200 instrumentos de iluminação para o musical e coreografia de Raquel Rosa, coreógrafa da Mauricio de Sousa AO VIVO que selecionou 20 atores e bailarinos dentre dois mil candidatos que se inscreveram para as audições do musical. O roteiro foi adaptado por Flávio Teixeira, roteirista da Mauricio de Sousa Produções com mais de 20 anos de casa.

Tudo isso sob a total supervisão e participação de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Fonte:Way Comunicações